Brasil, 22 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Preço do ar-condicionado subiu apenas 1% durante metade do verão

Preço do ar-condicionado subiu apenas 1% durante metade do verão

Seguindo passagens aéreas e hotéis, aparelhos mantiveram valores de 2017

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Getúlio Vargas, divulgou em janeiro que os produtos e serviços geralmente mais consumidos entre dezembro e janeiro caíram 1,35%. Entre eles, águas, refrigerantes, cervejas, protetores solares, passagens aéreas, hotéis e aparelhos de ar-condicionado split.

A queda total, no entanto, envolve quedas e altas de preços: o ar-condicionado, por exemplo, teve um leve crescimento de 1,67% neste período - em que o verão está no seu início e as pessoas costumam comprar mais esse tipo de aparelho. Os ventiladores e circuladores de ar também aumentaram 0,68% nos dois meses.

Os aumentos mais substantivos foram das excursões guiadas em locais turísticos (6,47%), dos sucos de frutas (5,69%) e das cervejas (5,11%). Águas e refrigerantes também registraram ligeiros crescimentos entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, de acordo com o índice.

No entanto, outros produtos e serviços tiveram quedas que trouxeram o índice para baixo. Entre eles, as frutas (15,59%), as passagens aéreas (9,56%), os protetores solares (6,15%) e as diárias em hotéis (4,21%). “Isso favoreceu muito essa inflação um pouco mais baixa”, comentou André Braz, economista coordenador do IPC, da FGV.

Segundo ele, porém, essa sazonalidade pode não se refletir nos valores praticados em regiões turísticas - principalmente, as litorâneas. Como o levantamento fez a leitura dos últimos 12 meses, nada impede que, ao longo do verão, haja um aumento sazonal de preço. “Aquele aumento que sobe porque a gente está vendo mais pessoas no parque ou na praia e depois ele volta à normalidade”, explicou.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a alta de preços no verão está relacionada ao período de descanso da maioria dos brasileiros, o que incentiva elevações momentâneas. A água de coco é um exemplo de produtos que tendem a subir de preço na estação do verão.

“Quando a gente está na praia é um mega conforto tomar um coco gelado. Mas ele precisou de gelo para estar naquela temperatura mais agradável, precisou que alguém o transportasse até ali. Então, é mais o serviço do que propriamente o valor da água que encarece o produto nesta época do ano”, finalizou Braz.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo