Brasil, 18 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Feira do setor de iluminação e evolução no cenário econômico animam pequenas e médias empresas

Aproximadamente 65% do faturamento da indústria da iluminação é proveniente de micros, pequenas e médias empresas. Elas estão atentas ao andamento da economia e com projeções animadoras para 2018. Pesquisa recente sobre a reforma trabalhista, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica que 62% dos micros e pequenos empresários devem potencializar seus investimentos em produtos e serviços, na modernização de suas lojas ou fábricas e também no aprimoramento da mão de obra.

Segundo dados da ABILUX, Associação Brasileira da Indústria da Iluminação o segmento pode crescer até 3% em 2018. A confiança também é compartilhada pela ANAMACO, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção que estima alta de 5% até o final do ano quando comparado a 2016.

Os indicadores apontam que 2018 deve ser um ano de retomada para o setor da iluminação. Juntamente com as projeções das associações, um importante viés auxilia a movimentação deste mercado: a EXPOLUX, Feira Internacional da Indústria da Iluminação, que chega a sua 16ª edição. O evento já é considerado uma das principais apostas das empresas que desejam ir ao encontro de novas oportunidades que o próximo ano reserva.

Mais de 300 expositores estão confirmados. Entre eles, pequenas e médias empresas já se movimentam no mercado em busca de maior competitividade. Para Aline Martini, gerente da Tupiara Iluminação, empresa gaúcha especializada em lustres de cristais e abajures, o momento é de confiança e de buscar novas soluções. “Estamos preocupados, sim, mas confiantes. Buscamos efetuar melhorias em nosso espaço físico, investindo em treinamento para a equipe, buscando sempre inovar em nossas linhas de produtos. Vemos o cenário para o ano que vem com esperança e vontade que tudo melhore”, comenta.

A confiança do empresariado também é compartilhada pela ABILUX. Para o presidente da entidade, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, as mudanças são bem vindas pela necessidade de sobrevivência das empresas e pelo movimento de modernização em várias lojas do varejo, que acaba aquecendo o setor. “Este é um momento de novas oportunidades. Destaco algumas: redução no custo de manutenção e menor consumo de energia elétrica e a modernização do ambiente de trabalho ganhando maior produtividade”, conta.

Para o mercado da iluminação, o prognóstico positivo baseia-se na maturação de projetos de iluminação pública em diversos municípios. “Consideramos que também haverá maior atividade no comércio varejista demandando modernização nas instalações de lojas, bem como a retomada de novas obras. A melhoria dos princípios econômicos acompanhada de atividades políticas auxiliará este crescimento” finaliza Uchôa Fagundes.

Atendendo lojas especializadas em iluminação e elétrica, a Lumavi é outra empresa do setor presente na EXPOLUX e que espera, durante o evento, apresentar suas novidades na linha de produtos, ampliando também sua rede de distribuição. “A feira é um momento de ampliarmos nosso networking e negócios. Confiamos no mercado brasileiro e 2018 pode se tornar excelente com o impulso pós-feira” se anima o Gerente Comercial, Matheus Camargo.

A edição de 2018 contará com uma programação especial: Premium Club Plus, Clube de Compradores e os Encontros de Negócios - ferramentas para aproximar fornecedores dos principais compradores nacionais e internacionais. Já temas ligados à decoração/design e técnicos farão parte do SIMPOLED, simpósio organizado pela ABILUX, através das Arenas do Conhecimento, que contarão com palestras, workshops, debates e apresentações.

16ª edição Expolux – Feira Internacional da Iluminação
Quando: entre 24 e 27 de abril de 2018
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Site: www.expolux.com.br

Sobre a Expolux

Em sua 16ª edição, a Feira Internacional da Indústria da Iluminação que acontece de 24 a 27 de abril no Expo Center Norte (Pavilhões Verde e Vermelho), em São Paulo, é o principal evento do setor na América Latina. Bienal, em 2018 a feira receberá a participação de mais de 400 expositores, envolvendo mais de 25 mil profissionais da área entre os estandes que ocuparão uma área de 36 mil m². Concentrando tecnologias, tendências e estimulando novos negócios e networking, a Expolux viabiliza o encontro de importantes players do segmento, do menor ao maior, e oferece programação paralela focada no conteúdo informativo com palestras, seminários e debates dirigidos à capacitação, atualização e qualificação para o mercado. Como novidade, a feira estará segmentada em dois perfis (Lighting Design e Técnico) com entradas exclusivas e planta setorizada, facilitando ainda mais a visitação.

Instagram: instagram.com/expolux_oficial
Facebook: facebook.com/expolux