Brasil, 19 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Carnaval com crianças: como não gastar mais do que pode

Vai curtir o Carnaval com crianças? Separei algumas orientações para não gastar mais do que pode. É possível economizar em fantasias, festas e viagens. São ações simples que fazem parte do processo de educação financeira, benéfico tanto para as crianças quanto para os adultos.

Diversão

Se os planos forem de pular o Carnaval, busquem opções mais em conta, como festas em clubes ou bloquinhos de rua, onde só gastarão com o consumo no local e com as fantasias. É importante garantir que as crianças se alimentem bem antes de sair de casa, bebam bastante água e tenha refeições saudáveis e leves.

Fantasia

É possível economizar estimulando o empréstimo entre os amigos e a criatividade, ao ajudar os pequenos a customizarem a sua própria fantasia, partindo de roupas e peças que já tenha em casa. Na internet, há muitos tutoriais que ensinam a fazer fantasias e maquiagens chamativas, que eles com certeza vão adorar.

Passeios na região

Procure formas de diversão com bom custo benefício na própria cidade ou região. No Carnaval, há diversas festas de rua e é válido aproveitar parques, praças, teatros e museus da região. Muitos oferecem programação especial e gratuita. Vale a pena conferir!

Viagens

Se a família quiser viajar, mas a condição financeira não permitir, converse com as crianças sobre a importância do planejamento para poupar dinheiro e viajar no carnaval do ano que vem, além de pensarem juntos em opções do que fazer nos próximos feriados. As crianças são muito inteligentes e criativas, têm sempre ótimas ideias.

Se forem viajar e já tiverem poupado dinheiro, mantenha-se no orçamento e leve cerca de 30% do valor total da viagem como reserva. Inclua as crianças no planejamento da viagem, assim estarão mais conscientes e menos imediatistas. Isso evita gastar mais do que o programado.

Se decidir viajar de última hora e parcelar a despesa, tenha certeza de que os gastos caberão no orçamento nos próximos meses. Orce todas as despesas e envolva os filhos no planejamento. É claro que haverá gastos imprevistos, mas é importante que todos da família estejam alinhados sobre o que é possível fazer neste Carnaval.

Bom exemplo

Os pais são os maiores exemplos dos filhos, portanto conheça o seu orçamento e a sua situação atual e busque por opções de diversão que caibam no bolso, sem se esquecer das demais contas mensais e – especialmente – de poupar para os sonhos individuais e coletivos. Pode não parecer, mas a responsabilidade e as ações conscientes dos adultos são percebidas e admiradas pelos filhos.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::