Brasil, 20 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Quais as diferenças entre coaching e psicoterapia? Debate antigo é reacendido com a novela da Globo

A novela das 9 da Globo, "O Outro Lado do Paraíso", tocou em um assunto polêmico nesta semana, causando controvérsia e debates entre psicólogos e coaches, e até envolvendo o Conselho Federal de Psicologia.

Uma cena abordou o tratamento da personagem Laura, interpretada pela atriz Bella Piero, abusada sexualmente na infância pelo padrastro, com sessões de hipnose conduzidas pela advogada e coach Adriana (Julia Dalavia). Segundo uma carta divulgada pelo Conselho na última segunda-feira, "a novela presta um desserviço à população brasileira e trata o tema com simplismo e interesses mercadológicos".

Outra afirmação da instituição alega que “pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que têm a habilitação adequada”.

Diante da polêmica, a Globo divulgou uma nota reforçando que o folhetim é um uma obra de ficção, sem compromisso com a realidade, e que a trama deseja mostrar “o processo pelo qual passa uma pessoa que precisa de ajuda, recorrendo a diferentes e variadas formas de apoio e terapias, das mais às menos ortodoxas”.

O ponto alto da discussão foi um "detalhe" da cena: a fala da personagem Adriana foi uma ação de merchandising do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Especialistas explicam diferença entre coaching e psicoterapia

Para esclarecer as diferenças entre os tratamentos, suas abordagens e características em cada caso, sugiro como fontes Claudio Zanutim, Master Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), e Tiago Petreca, Coach pela ICC Brasil Coach (International Christian Coaching), que conta com mais de 400 horas de imersão em autoconhecimento e coaching.

Os especialistas podem detalhar o tema, detalhando:

- O que é coach?

- Quando esse tipo de treinamento é indicado?

- Qual o público-alvo desses serviços?

- Quais os seus objetivos?

- Quais competências podem ser treinadas com sessões de coaching?

- E quais são devem ser tratadas com esses profissionais?

Claudio Zanutim é autor, palestrante e consultor. Especialista em vendas complexas e de alta performance, construção e alcance de metas e objetivos, liderança, empreendedorismo, atendimento e gestão de pessoas. Possui parceria com as principais consultorias de educação do país, a HSM Educação Corporativa, a Integração Escola de Negócios, Kuratore e é ativo na Inciativa Empreendedores Compulsivos. É autor de três livros “Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis”, “45 Segundos de Insights” e ‘Espiritualidade nas Empresas”. Formado pela Escola de Palestras do Professor Reinaldo Polito e pela Academia do Palestrante, é Mestre em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas (UMESP) e Master Coach pelo SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching).

Saiba mais: http://www.claudiozanutim.com.br/

Tiago Petreca é consultor, palestrante e comanda a Kuratore, empresa de treinamentos e desenvolvimento humano. Especialista em novos modelos de aprendizagem, é criador e pioneiro na implantação de programas de Modelos Mentais e Micro Aprendizagem. Com metodologias exclusivas, trabalha para promover reflexões em líderes e colaboradores por meio de palestras, workshops, e-learnings, webinars, micro-learning e coaching. Autor do e-book “Do Excesso ao Essencial”, também aborda temas como Liderança, Empreendedorismo e Inovação.

Graduado em Comunicação pela Universidade Metodista de Piracicaba, se especializou em Gestão de Negócios pela Universidade de São Francisco, nos EUA, e em Empreendedorismo pela Babson College, em parceria com a Endeavor Brasil. Atua ainda como country manager da getAbstract, maior biblioteca de resumos de livros, artigos e relatórios econômicos do mundo; e representante para o Brasil da Surdak&Company, empresa de estratégia digital.

Saiba mais em www.kuratore.com.br.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo