TOKIO MARINE SEGURADORA

 Dakar. 13 de janeiro: La Rioja.

  • Escrito por  Giselli Cardoso  
  • Publicado em Veículos
  • Imprimir

Peterhansel assume a liderança

Nas dunas de Fiamballa o rali teve uma nova reviravolta. Vencedores de uma especial cheia de contratempos, Stéphane Peterhansel /Jean-Paul Cottret reassumiram a liderança, tendo agora uma hora de avanço. Constantemente no ataque, a equipe n°302 obteve sua 35ª vitória de etapa no Dakar.

Um excelente desempenho da dupla Cyril Despres/David Castera, que mais uma vez prestou assistência à equipe Peterhansel/Cottret durante a especial. Graças à sua segunda colocação, os PEUGEOT 2008 DKR fizeram a segunda dobradinha deste Dakar.

Na liderança de ontem, Carlos Sainz e Lucas Cruz perderam qualquer chance de disputar a vitória. A 30 quilômetros da chegada, o espaçador entre o motor e a caixa de câmbio quebrou e a equipe espanhola teve que aguardar a equipe de assistência. O Team fez o possível para que pudessem participar da etapa seguinte.

Partindo na 155ª posição na estrada esta manhã, Loeb/Elena tiveram mais uma etapa atribulada. Apesar de terem atolado devido a problemas no motor e de um capotamento na descida de uma duna, obtiveram um convincente quinto lugar nesta especial do Dakar 2016 com características marcadas de rali-raid.

A especial foi interrompida após 245 km dos 278 inicialmente previstos devido à enchente de um rio na parte final do percurso.

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 2008 DKR n°302), vencedor da etapa

“Começamos muito mal. Nos perdemos no km 32 e andamos sem rumo durante pelo menos 15 minutos! Depois disso resolvi partir para o ataque porque pensei que estava tudo perdido. Corremos riscos e atacamos a fundo porque sabíamos que era uma etapa decisiva, uma verdadeira especial complicada em termos de navegação, com trechos de off-road e muitas valetas, tudo o que aumenta a dificuldade do rali-raid. É neste tipo de prova que se conseguem as grandes vantagens. Tivemos um pneu furado e fiquei furioso comigo mesmo!  Quase perdi o controle hoje. Mas na hora de avançar, avançamos rápido. Demos um bom passo a frente no ranking geral. E é sempre bom saber que o Cyril está logo atrás para nos dar uma mãozinha. Ele se sacrifica embora não esteja lá para isso, é muito legal.”

Cyril Despres (PEUGEOT 2008 DKR n°321), 2º da etapa

“Fizemos uma boa prova em termos de navegação, o David fez um excelente trabalho desde o começo, quando havia carros, motos e caminhões em todos os sentidos. Consegui prever qual seria o ritmo e tenho a impressão que foi mais fácil para mim pilotar este PEUGEOT 2008 DKR hoje do que minha Yamaha há dois anos. Fomos até o CP1 e ali quisemos ter certeza de que o Carlos e o Stéphane estavam na frente. Abrimos a porta e fizemos uma pausa de quatro minutos antes de voltar. É o aprendizado! Vimos o Carlos dentro de um rio rodeado por pedras grandes...”

Sébastien Loeb (PEUGEOT 2008 DKR n°314), 5º da etapa

“Pouca coisa se aproveitou do dia de ontem”. Tenho que me acostumar. Foi difícil, complicado em todos os sentidos apesar de estarmos seguindo as marcas dos carros à nossa frente. Para eles é que deve ter sido realmente duro! Estávamos sempre prestes a atolar na areia. No final melhorou, com algumas dunas. Perdemos cerca de 10 minutos à procura de um waypoint. Também demos uma pequena capotada numa duna. Mas mesmo depois de dois pneus furados, um capotamento, um atolamento e de nos termos perdido, conseguimos acabar em quinto lugar!”

Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport

“Esta etapa cumpriu todas as suas promessas, com muitas reviravoltas por toda a parte. Do lado do Team Peugeot Total, ficamos muito felizes com a vantagem conseguida pelo Stéphane e o Jean-Paul. Eles fizeram uma etapa extraordinária e se beneficiaram com os incidentes sofridos pelos concorrentes, a começar pelo Carlos, vítima de uma avaria mecânica que ainda não sabemos se foi ou não causada por uma pancada. O objetivo é trazer o carro para o acampamento para determinar se será possível continuar amanhã. Também devemos aplaudir o fantástico segundo lugar conseguido por Cyril Despres/David Castera, mesmo tendo prestado ajuda ao Stéphane e ao Jean-Paul. O dia foi também notável para Sébastien Loeb/Daniel Elena numa etapa típica do Dakar ».

 

Classificação provisória  Etapa 13 (Belén-La Rioja)

1.           Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 3h58min32s

2.           Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +5min40s

3.           Vladimir Vasilyev (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS), Toyota Hilux, +12min56

4.           Nani Roma (ESP)/Alex Haro Bravo (ESP), Mini All 4 Racing, +14min33s

5.           Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, + 17min40s

 

Classificação geral provisória após a Etapa 13

1.           Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 32h44min59s

2.           Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini All 4 Racing, + 1h00min00s

3.           Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota Hilux, +1h12min31s

4.           Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, +1 h23min51s

5.           Leeroy Poulter (ZAF)/Robert Howie (ZAF), Toyota Hilux, +1h33min58s

6.           Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +1h50mins07s 9. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +2h27min31s 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo