TOKIO MARINE SEGURADORA

Antes de Pegar a Estrada Nestas Férias, Faça a Revisão do Seu Carro

É mais barato e mais seguro!

Pneus, palhetas, óleo, água, condições da bateria nada deve ser esquecido

Natal, Ano Novo e férias a combinação perfeita para que milhares de brasileiros aproveitem para pegar a estrada e viajar em busca de lazer e descanso. Mas reserve um tempinho e prepare seu veículo, programe para que a revisão seja feita com alguma antecedência, caso precise trocar alguma peça, seu passeio não fica comprometido.

Uma viagem segura, depende de um veículo confiável. Você sabia que 40% dos problemas ocorridos com os carros nas rodovias poderia ser evitado, com uma simples visita a um Centro Automotivo? O Engenheiro de Serviços da DPaschoal, Leandro Vanni, lista algumas dicas para manter os motoristas atentos à manutenção preventiva do seu veículo.

Pneus: Cuidados simples como calibrá-los são fundamentais, preferencialmente com pneus frios. Mesmo com o asfalto em boas condições, o calor provocado pelo atrito, somado ao sobrepeso da bagagem, pode murchá-los. Portanto, se for viajar com o carro carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total, indicada no manual do veículo. Não esqueça do estepe!

Se o dia estiver quente o motor vai trabalhar com temperatura mais alta, portanto o veículo tende a consumir mais óleo. Verifique o nível de óleo antes de sair de casa ou após uma longa viagem. Não trocar o óleo no período recomendado pelo fabricante pode prejudicar a vida útil do motor e em casos mais graves levar até mesmo a falta de óleo. 

O Chuva ou cerração podem exigir o uso do limpador de para-brisa. Verifique as palhetas. Se o carro estiver parado por muito tempo e ou acumulando poeira, as palhetas podem estar enferrujadas e ou ressecadas.  “Procure limpar o vidro com um pano úmido retirando todas as impurezas”, Se sua palheta estiver de fato com problema, busque um especialista, que possa fazer a regulagem de seus braços de fixação.

Também é importante verificar se os itens de segurança obrigatórios estão no veículo e em boas condições de uso. A falta de triângulo, chave de rodas e macaco, pode transformar um pneu furado em uma longa espera por ajuda, além de resultar em infração e sete pontos na carteira.

o   Outro ponto a ser observado é o cuidado com as baterias. Uma dica é evitar o “liga e desliga” do veículo em caso de transito lento.

o   Freios: Um detalhe simples e que qualquer pessoa pode se atentar é na observação do painel eletrônico do veículo. O sistema de freio possui uma luz de anomalia, que quando está acesa, na cor vermelha, é porque há algum problema. Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal, explica que não se deve descuidar do fluído de freio. Ao longo do tempo, ele absorve água e perde sua eficiência, por isso deve ser revisado a cada seis meses”.

o   Para finalizar, Vanni enfatiza: “É necessário verificar o liquido de arrefecimento do radiador, conforme a recomendação do fabricante, checar o funcionamento das lâmpadas dianteiras e traseiras, verificar a validade do extintor de incêndio e lembrar-se de manter sempre o carro alinhado e balanceado, para viajar com tranquilidade”, conclui.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo