Aviso

Nsb Transportes Vence A Crise Com Inovação E Qualidade

• Escrito por  Michelle Palermi
  • Publicado em Veículos

A NSB Transportes enxergou oportunidades e fez a diferença no segmento da logística

A crise econômica já é um fato consumado no Brasil e os números não deixam dúvidas sobre a gravidade do cenário atual. Com menos renda, o consumo do brasileiro diminuiu e, consequentemente, o volume de cargas a serem transportadas também. Combinando isto ao aumento do preço do Diesel, do pedágio e ainda com reduções consecutivas nos valores dos fretes, tivemos a combinação perfeita para uma das maiores crises no setor de transportes rodoviários da história.

As notícias apontam queda brusca de faturamento no setor, pátios cada vez mais cheios de caminhões empoeirados, sucessivas greves de caminhoneiros e diversas empresas abrindo falência. Na contramão desta via, a NSB Transportes apresenta números de sucesso com indicadores que realmente impressionam. Em 2015, a empresa acumulou um crescimento de mais de 30% em seu faturamento, agregou novos equipamentos e possui uma frota com mais de 250 caminhões e carretas em operação. O número de funcionários também cresceu consideravelmente.

“Em 2013 a crise já dava seus primeiros sinais, foi quando então acionamos o botão de alerta e começamos a estudar os cenários possíveis no curto e médio prazo, a meta era nos blindarmos contra a retração, focando em manter nosso quadro de colaboradores intacto. Para tanto, tínhamos o desafio de mantermos o faturamento da empresa também intacto, o que não seria nada fácil uma vez que até então prestávamos serviços exclusivamente para o setor automotivo, que na crise já sabíamos que seria o primeiro setor a entrar em colapso. ”, relatou Adriano Bernardes, Diretor Operacional da NSB Transportes.

Desde sua fundação, em 2007, até o ano de 2013, os serviços da NSB se resumiam em transportar cargas de fabricantes de autopeças com destino às montadoras de automóveis. Apesar de a NSB não ter perdido nenhum cliente no setor automotivo, a produção de automóveis no Brasil despencou nos dois últimos anos e o faturamento da empresa com o ramo de autopeças caiu praticamente pela metade.

“Já prevíamos um cenário extremamente adverso e com grandes desafios para o nosso mercado neste período e então foi preciso nos reinventarmos. Darwin já dizia que as espécies que sobrevivem não são as mais fortes e sim as que mais rapidamente se adaptam às novas condições e nosso processo de adaptação foi conduzido com muita coragem e muito empenho. Investimos nossas reservas financeiras, investimos muito mais do nosso tempo e exploramos ao máximo a nossa capacidade de liderar. Este era o momento em que nossos clientes e nossos funcionários mais precisavam de nosso esforço e não podíamos decepcioná-los. Muitas empresas de transportes não estavam estruturadas para passarem por uma crise desta magnitude e com a retração destas, surgiu simultaneamente em vários nichos a demanda por serviços de qualidade com custo competitivo e a NSB focou em preencher esta lacuna que a crise deixou, estudamos detalhadamente as necessidades de cada ramo para que pudéssemos atendê-los com a qualidade NSB, tantas vezes premiada no setor automotivo e hoje reconhecidamente atuamos com excelência em nichos que antes eram totalmente desconhecidos para nós.”, relatou Vinicius Coelho Nunes, Diretor Comercial da NSB Transportes.

A NSB manteve sua tradição de qualidade na prestação de serviços para o ramo automotivo e foi premiada como a melhor transportadora do Brasil na Operação TASA da Toyota Motors Corporation. Além disso, expandiu seus serviços a importantes clientes na indústria de alimentos, biocombustíveis, eletroeletrônicos e bens de consumo. A empresa anunciou o seu plano de investimentos para 2016 e comemora a inauguração duas novas filiais: em Curitiba-PR, no mês de janeiro, e NSB Truck Center, com 4.000 m² de área na cidade de São Bernardo do Campo, em fevereiro. Cada detalhe é feito para estruturar o crescimento e manter o compromisso de qualidade, segurança e pontualidade com todos os clientes e parceiros.

Apoio a projetos sociais

A NSB apoia eventos e projetos que visam um futuro melhor para crianças carentes através da inclusão em esportes que agregam valores importantes, como o judô por exemplo, que tem como filosofia a disciplina e trabalho em equipe. A meta dos projetos sociais é oferecer a possibilidade de integração para esses jovens. Os projetos geralmente são multidisciplinares, oferecendo, além do esporte, apoio e acompanhamentos nutricional e educacional. Para nós da NSB é um grande prazer poder ajudar de alguma forma essas iniciativas.

Patrocínio a atletas

O apoio aos atletas de ponta é uma parceria que impulsiona o sucesso de ambas as partes. Os atletas se motivam por terem a NSB apoiando-os e, em contrapartida, os resultados expressivos fazem com que a empresa apareça em importantes veículos de comunicação, ajudando no nosso plano de consolidação da marca.