A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como Sair Do Vermelho Mesmo Em Tempos De Crise?

  • Escrito por  PiaR COMUNICAÇÃO | ASSESSORIA DE IMPRENSA
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Por Roberto Navarro

No momento conturbado em que vive nossa economia, é crescente o número de endividados no país. São quase 60 milhões de brasileiros que vivem nessa situação, número que cresceu 5% só em 2015. A crise é apontada como a grande causa da inadimplência, mas é preciso reconhecer: é possível sair do vermelho mesmo em épocas ruins.

Mais do que o dinheiro que entra e que sai, o que faz toda a diferença para manter as contas em dia é a organização. Se você se planejar da maneira correta e tiver disciplina para colocar as ideias em prática, sair do mundo das dívidas será questão de tempo.

Assim, o primeiro passo é fazer um planejamento completo detalhando quais são seus gastos mensais, qual é o tamanho da sua dívida (e os juros atrelados a ela) e quanto é possível economizar nesse período. Colocando tudo no papel, você visualizará quais despesas podem ser cortadas ou ao menos reduzidas.

O segundo passo é justamente se adequar a essa nova realidade. Se você está no vermelho, precisa aceitar que todo gasto supérfluo deve ser cortado, pelo menos enquanto sua saúde financeira não for resolvida. Essa é a hora de fazer alguns sacrifícios: infelizmente, as viagens, as compras no shopping e os passeios em família vão ficar para o futuro.

Há ainda algumas outras despesas que não podem ser excluídas, mas sim adaptadas. Por exemplo, é impossível deixar de gastar com alimentação. No entanto, você pode cozinhar em vez de comer fora de casa. No transporte, você pode trocar o carro pela bicicleta, caminhada, ou até pelo transporte público, que tende a ser mais econômico. Enfim, existem várias outras substituições que podem fazer bem ao seu bolso. A criatividade, aliás, é uma das melhores formas para deixar as dívidas.

Neste sentido, vale também apostar em novas fontes de renda. Fazer atividades pela internet, trabalhar com marketing multinível ou com venda direta são algumas dicas para ganhar algo a mais. Essa fonte pode ser essencial para quitar as dívidas mais rapidamente.

Quem está no vermelho gastou mais do que podia, ou seja, adotou um padrão de vida insustentável. Portanto, o grande segredo para se recuperar dessa situação é se adequar ao padrão que seus rendimentos permitem. Por isso, é essencial fazer uma autoavaliação honesta e que gere mudanças de hábitos.

A sensação de limpar o nome e se livrar das dívidas é de grande alívio. Mas se a nova rotina não for mantida, a chance de voltar ao vermelho também é grande. Continue monitorando seu orçamento e anotando tudo que você compra. Com o tempo, o hábito de poupar não vai apenas te livrar das dívidas, mas também te enriquecer.

Roberto Navarro é analista financeiro, coach e CEO do Instituto Coaching Financeiro. É Head Trainer e Agente Certificado BOVESPA, ANCOR e CVM. Foi treinado por Anthony Robbins, um dos mais reconhecidos coachs do mundo. Roberto ainda é escritor, administrador de empresas, especialista em empreendedorismo e franquias.

-----------------------------------------------------------------------------------

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo