TOKIO MARINE SEGURADORA

Dá para poupar mesmo com a economia instável, afirma a consultora financeira Suyen Miranda

  • Escrito por  Biz Comunicação e Expressão
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir

Dá para poupar mesmo com a economia instável? Na opinião da consultora financeira Suyen Miranda, a resposta é sim. "Mesmo com o momento crítico da economia que temos agora, cada pessoa pode e deve analisar seu cenário individual e familiar para fazer bom uso do recurso financeiro", afirma a pesquisadora em saúde financeira, envelhecimento e qualidade de vida desde 2000.

Para poupar, a melhor alternativa depende de cada caso como explica a consultora. A poupança, um dos investimentos mais acessíveis da população, e que tem a menor burocracia envolvida, tem rendido menos que a inflação porém é a porta de entrada de quem precisa capitalizar um pouco e se sentir seguro para investir. "Digo que é melhor o feito do que o perfeito, daí que uma pessoa que nunca poupa pode começar com a simples poupança por uns dois meses e dali partir para modalidades também acessíveis como os títulos do Tesouro Direto, que tem valor mínimo de R$30", explica.

A poupança comum deve ser descartada então? "É muito importante ter sempre uma reserva em investimento de fácil resgate – o caso da poupança – e só pelo fato de guardar mensalmente um dinheiro auxilia e muito na economia pessoal", explica Suyen. Para começar a poupar, a consultora dá a dica: não esperar o dinheiro sobrar, mas separar um valor logo que receber qualquer pagamento. Este valor pode ser de dez reais, que já é suficiente para abrir uma conta de poupança. "Dali saem os R$30 para Tesouro Direto e para uma poupança voltada a uso mais imediato, como as compras de fim de ano. O importante é a criação do hábito de guardar dinheiro, algo que dificilmente é ensinado tanto em casa quanto na escola. Muitos não poupam justamente porque esperam que dinheiro sobre, coisa que definitivamente não acontece", frisa Suyen.

Para a consultora, mesmo com a economia em momento crítico, cada um pode fazer as “reformas” necessárias para criar uma economia pessoal equilibrada: saber onde o dinheiro está sendo gasto - Suyen cita a boa e velha lista de gastos diários para saber onde o dinheiro sai - reduzir o pagamento de juros e multas pagando as contas em dia, e negociando com bancos para taxas de juros menores aliados a redução de gastos não tão necessários.

"Ter um controle dos gastos pessoais e familiares aliado a ações práticas de redução de despesas: não desperdiçar luz, água, telefone, compras de mercado, deslocamentos e despesas diversas, e pagar despesas sempre em dia – vale lembrar que alguns pagamentos feitos antecipadamente podem ter descontos! – ajudam e muito a fortalecer nossa economia pessoal e trazem condições para que poupemos para realizar nossos sonhos. Finalizo lembrando que tudo começa pequeno, pois é feito de pequenas partes que acumuladas formam as grandes fortunas conhecidas", finaliza a consultora.

------------------------------------------------------------------------------------

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo