Nova Presidente da FenaSaúde tem como missão de equilibrar interesses dos consumidores com a sustentabilidade da indústria da saúde

• Escrito por  André Gonzalez
  • Publicado em Seguros

Solange Beatriz Palheiro Mendes Solange Beatriz Palheiro Mendes

Adequação dos custos, uso consciente dos serviços e racionalidade na incorporação de novas tecnologias são desafios da Saúde Suplementar

A advogada Solange Beatriz Palheiro Mendes acaba de assumir a Presidência da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), para o triênio 2016-2019, sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo em entidade representativa do Mercado Segurador. A organização representa 24 operadoras de saúde, com 39,8% de participação do mercado em número de beneficiário no país. Com ampla experiência no setor e conhecida por sua atuação junto a entidades civis e de defesa do consumidor, a executiva se propõe, entre outros objetivos, a trabalhar em prol dos compromissos firmados no 1º Fórum de Saúde Suplementar da FenaSaúde, realizado, no fim do ano passado, em São Paulo. As propostas visam à conquista de mais equilíbrio e garantia de sustentabilidade para o segmento, envolvendo todos os entes da cadeia de saúde – operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços, órgãos reguladores, Governo, sociedade, beneficiando, principalmente, consumidores de planos de saúde.

Outro objetivo da executiva é fortalecer os canais de diálogo com a sociedade, os órgãos públicos e as representações de proteção e defesa do consumidor. “Essa é uma das minhas grandes preocupações. Vou empenhar todos os esforços para levar informação ao público e ampliar a relação do setor com a sociedade”, afirma a nova Presidente.

Nos últimos meses, o mercado de Saúde Suplementar passou por desaceleração em seu ritmo de crescimento em razão da retração da atividade econômica. Em paralelo, projeções da FenaSaúde com base em dados consolidados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam crescimento das receitas inferior à evolução das despesas assistenciais (12,8% e 14,9%, respectivamente) neste ano de 2016.

Esse descompasso financeiro, que vem se registrando continuamente, não é novidade e vem sendo registrado nos últimos anos, no mercado de Saúde Suplementar. Diante do cenário econômico adverso, aprofundar o diálogo com a sociedade e debater os custos da saúde é um dos desafios da nova presidente da FenaSaúde.