TOKIO MARINE SEGURADORA

CEOs são chamados ao equilíbrio

  • Escrito por  Fernanda Mazi
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir

Professora PhD em Administração alerta para postura dos líderes atuais como escape ao cenário atual e aponta dicas para boa saúde mental

Em uma sala lotada com CEOs de diversas localidades do país, a palestrante Paulette Alberis Melo, professora da IBE-FGV, PhD em Administração pela Florida Christian University, dispara sem a menor cerimônia. “Líderes, os senhores têm que ser absolutamente equilibrados”, afirma categórica. Como se fosse fácil, na situação atual. “Mas, equilíbrio é a palavra de ordem para manter a organização em águas navegáveis em um cenário volátil como o atual”, continua.

É claro que a maioria dos executivos presentes já sabia disso. Eles pertencem ao grupo CEO Insights formado por ex-alunos do programa CEO FGV e se reúnem quatro vezes por ano para reciclagem de conhecimento, além de discussões de problemas comuns e busca de soluções em conjunto. Esta semana, durante mais um desses encontro realizado na IBE-FGV Campinas, a temática apontou para soluções em tempo de crise.

E Paulette foi além. Delineando um cenário bastante perturbador perante a crise econômica, escassez de recursos, dinâmica tecnológica, globalização, hipercompetitividade e outros, ela destaca que não haverá mais nenhuma solução fácil e todas as decisões seguirão o mesmo padrão.

Se o líder causa diversas reações na equipe e é o responsável pelas pessoas ao seu redor, automaticamente todas as situações derivadas do grupo que lidera pesam na sua conta. “Já repararam uma equipe descontraída, conversando, que quando o líder entra de repente fica completamente quieta? Esse é um exemplo de reação à liderança”, explica.

E quando o assunto é carreira, a escala da complexidade é automaticamente acionada. Ou seja, quanto mais uma pessoa sobe, mais capacidade de abstração ela necessita. Essa capacidade é a que precede o pensamento estratégico, indispensável para tomada de decisões. “Com o líder acontece como na construção de um prédio: quanto mais alto, mais é a pressão exercida, e, maior ainda é a profundidade do fundamento”.

Aceitar o que não pode ser mudado é a dica de ouro para o líder que deseja obter boa saúde mental e, consequentemente, equilíbrio no cotidiano. Não se isolar também é fundamental. De acordo com a especialista, a solidão é uma doença crônica dos CEOs e deve ser extirpada. “Faça mais interações na empresa, compartilhe”, recomenda.

-----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo