Otimismo necessário

• Escrito por  Paloma Mesquita
  • Publicado em Seguros

Otimismo necessário

O ano é outro, mas a percepção é que o cenário pouco mudou e que as perspectivas não são boas. Não é uma afirmação, mas, sim, uma constatação, pois por onde passamos e com quem conversamos, a visão quanto à crise é a mesma. O que se ouve é inflação, desemprego e falta de dinheiro. No entanto, necessitamos, dentro do possível, de um olhar mais otimista para seguir em frente, mesmo que a luz do fim do túnel ainda não esteja visível. Mais que um desejo, o otimismo é uma necessidade.

Não é questão de ser simplório ou piegas, mas para lidar com esse contexto precisamos nos reinventar. Sabemos que o comércio amarga um dos piores desempenhos de décadas e que as indústrias brasileiras, que há mais de 20 anos agonizam sem condições de investir em inovação,se seguram como podem, se transformando em meras montadoras de produtos importados. Aquelas de menor porte estão fechando as portas.

É inegável que as dificuldades são enormes. Mas, com mais de 20 anos atuando em pedidos de indenizações contra o Estado, cujas ações em sua maioria remetem às vítimas da violência urbana, aprendi a exercitar o otimismo porque sei bem o sofrimento e a via crucis de cada família em busca do seu direito, essencialmente nos casos que não tem visibilidade.

Ainda, assim, mesmo quando há notoriedade, como o desaparecimento do Pedreiro Amarildo ou o da Claudia, arrastada de forma absurda pela viatura policial, a briga é grande, pois o defunto passa a sair caro para o Estado que, o quanto pode, resiste para não arcar com a indenização. E não para por ai, nos casos de vítimas de acidentes de trabalho, acidente aéreo, entre outros, a história é a mesma.

Essa vivência me fez e ainda faz a cada caso buscar forças e otimismo necessário não só para transmitir às vítimas, mas para eu chegar ao resultado final, que é o da justiça feita.

Assim como nos casos que atuo, a atual crise no país, provocada não por uma má gestão, mas pela crise ética e moral na política brasileira, é perversa para cada cidadão brasileiro. Mas, assim como vale a pena alcançar o bom resultado de uma ação, cuja mãe que perdeu um filho lutou por justiça, acredito que devemos acreditar que em breve esse cenário irá mudar e toda a corja responsável pelo caos será devidamente punida.Como cantava Tim Maia”....quem sofre tem que procurar, pelo menos vir a achar razão para viver”.

Itens relacionados (por marcador)