Nova diretoria assume a ABRH-RJ pelo triênio 2016/2018: Entidade completa meio século de existência e prepara renovação

• Escrito por  Daniel Santiago
  • Publicado em Seguros

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) realiza no dia 26 de janeiro, às 10h, na sede da Firjan, a cerimônia de posse da nova gestão que ficará à frente da entidade pelo triênio 2016-2018. Reeleito pelos associados, o diretor para América Latina da SAFRAN Turbomeca, Paulo Sardinha, assume a presidência da Diretoria Executiva pela segunda vez e terá como vice-presidente a gerente executiva de RH do Grupo Farmoquímica, Renata Filardi. Eleita para presidir o Conselho Deliberativo, Leila Felício terá a companhia da vice-presidente da RH da Raízen, Marina Quental, e do diretor-executivo de Gente, Gestão e Serviços da Universidade Estácio de Sá, Miguel de Paula.

Diferente de três anos atrás, quando o Rio de Janeiro estava no epicentro de um Brasil que apresentava um vigor econômico, além da expectativa pelos grandes eventos que estavam por ser realizados, a nova gestão assume em um cenário em que as previsões econômicas não são otimistas e a taxa de desemprego cresce, principalmente entre os jovens. “Porém, este atual momento do país também exige que se aumente o protagonismo dos profissionais de Recursos Humanos”, observa Sardinha.

O ano de 2016 também registra uma importante data para a ABRH-RJ, pois completará 50 anos no dia 29 de março. Sardinha avalia que alcançar esta marca é um feito para qualquer instituição, principalmente quando ela é conduzida por voluntários. “No caso da ABRH-RJ, comemorar meio século de existência tem um significado ainda mais especial, pois todas as adesões de seus associados são espontâneas. Logo, a continuidade do trabalho é resultado da confiança que empresas e profissionais tem em nós”.

Para a nova gestão, os 50 anos são vistos como uma oportunidade para fazer uma autorreflexão de como a Associação deve se modernizar e se reinventar, sempre promovendo o crescimento em prol de inovação e adequação às mudanças que estão ocorrendo e que impõem uma alta dose de resiliência.

Metas
Um dos objetivos da nova gestão é ampliar a interatividade de toda diretoria e conselhos com os associados e nos ambientes em que atuam. “Também vamos rever os modelos dos eventos da ABRH-RJ que devem inovar em forma e conteúdo, o que permitirá uma experiência melhor aos participantes”, adianta Sardinha. Há também a avaliação de que é preciso revigorar a atuação da Associação nos campos da informação e do conhecimento e ter maior influência consentida na formação do profissional de RH. Sardinha revela que os associados podem esperar novidades, como a formação de parcerias com empresas e organizações que vão se juntar àquelas que estão consolidadas. O foco será trazer parceiros que queiram estabelecer um vínculo de longo prazo, que estejam alinhados com os valores e propósitos da ABRH-RJ e que tragam benefícios para os associados.

Sobre o Paulo Sardinha
Com mais de 30 anos de experiência na área de RH, Paulo Sardinha é formado em Psicologia, com pós-graduação em Educação e em Processos e Dinâmica de Grupos e diversos cursos na área de Marketing. Atualmente ele é diretor de Recursos Humanos para América Latina da Turbomeca, multinacional de capital francês do segmento aeronáutico e integrante do grupo Safran. Paralelamente, vem se dedicando a área acadêmica, sendo o coordenador da pós-graduação em RH do IBMEC.

Sobre a ABRH-RJ
Criada para disseminar o conhecimento do mundo do trabalho e para desenvolver pessoas e organizações, a ABRH-RJ foi fundada em 29 de março de 1966 com o objetivo de congregar profissionais de Recursos Humanos. A entidade mantém infraestrutura e atividades permanentes, forma grupos para discutir os assuntos mais importantes ligados ao mercado de trabalho e à gestão de pessoas, realiza pesquisas, promove eventos e apoia iniciativas de outras organizações, na esfera pública e privada, que estejam em sintonia com seus objetivos. A atuação da ABRH-RJ é regional. A entidade integra o Sistema Nacional ABRH, formado por outras 22 seccionais, nas mais importantes regiões do País, proporcionando abrangência nacional em diversas ações.

Serviço:
Posse da diretoria da ABRH-RJ