Melhora na Confiança dos comerciantes paulistas se estabiliza e empresários reconsideram encomendas futuras

• Escrito por  Ketchum Brasil / Assessoria de Imprensa da FECAP
  • Publicado em Seguros

Depois de sucessivos registros de melhora nas expectativas, o IFECAP de novembro registra estabilidade no indicador, influenciado pela piora nas expectativas das encomendas futuras

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em novembro 92,5 pontos na série com ajuste sazonal, o índice se manteve estável quando comparado ao mês de outubro de 2016, com variação de 0,5%. Esse resultado interrompe as melhoras sucessivas do índice geral que se iniciaram em maio de 2016.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice registrou melhora na confiança com uma variação positiva de 17,3%. No entanto, as expectativas dos comerciantes paulistas continuam em níveis que indicam pessimismo (abaixo dos 100 pontos).

O Índice-Momento Atual resultou em um aumento de 2,1% em comparação com outubro de 2016, esse é o oitavo mês seguido de melhora nas expectativas. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 19%. Esse resultado é explicado em parte pela melhora Índice-Momento atual de vendas que cresceu 4,5%, em relação a outubro e 22,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Índice-Futuro, produzido com base nas expectativas para o próximo trimestre, recuo em 1,1%, em relação ao mês de outubro. Essa queda indica uma reavaliação nas expectativas de encomendas futuras com recuo em 5,9%. Enquanto que o Índice-Futuro de Vendas continua crescendo, sendo neste mês registrou alta de 3,5% em relação ao mês de outubro. O Índice-Futuro do mês de novembro quando comparado ao mês de novembro de 2015 avançou em 15,4%.

A decomposição do índice geral por porte da empresa mostra que as grandes empresas e as pequenas empresas encerraram com piora significativa nas expectativas em relação ao mês anterior, recou de 16,5% e 18,7%. Enquanto que as médias e pequenas empresas registraram aumento de 15,6% e 19,1%.

A separação do Índice geral em termos regionais apontou aumento de 5% na capital contra um aumento de 2,3% no interior.
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.
Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice-Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice-Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de três meses;
• Índice-Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Sobre o IFECAP

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas do comércio varejista do Estado de São Paulo.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

*Para realizar os cálculos, são excluídos da base os números que refletem movimentos de alta devido a épocas do ano que, tradicionalmente, geram mais vendas, por exemplo, o Natal, dia das Mães, o que é chamado de ajuste sazonal. Com essa adequação, é possível comparar qualquer mês do ano com qualquer outro mês do mesmo ano ou de anos anteriores.
Índice-Momento Atual Vendas avalia o momento atual de vendas.

Índice-Momento Atual Encomendas é referente às encomendas do comércio junto aos seus fornecedores.
Índice-Momento Atual Situação dos Negócios capta a saúde financeira do negócio.

Sobre a FECAP

Com 114 anos de tradição no ensino superior, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP oferece cursos voltados para Negócios, incluindo as áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Publicidade e Relações Públicas, com o objetivo de formar profissionais de alto nível, preparados para se posicionar em um mercado de trabalho em constante transformação. Nota máxima no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e eleita duas vezes consecutivas o melhor centro universitário do país pelo Guia do Estudante, a FECAP, com 100% de professores doutores e mestres, oferece Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Cursos e Palestras, além do Ensino Médio. O Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica (NECON) é um grupo formado por professores e alunos da FECAP que tem como missão criar um ambiente permanente e rico em reflexão e análise acerca da conjuntura econômica nacional, além de produzir relatórios que auxiliem investidores, empresários, gestores públicos e pesquisadores na tomada de decisão.