Aconseg-SP comemora 13 anos

• Escrito por  CAMILA ALCOVA
  • Publicado em Seguros

Diretoria da Aconseg-SP Diretoria da Aconseg-SP

Relatório econômico financeiro inédito sobre atividade das assessorias é apresentado durante comemoração

A Aconseg-SP promoveu ontem, 23 de novembro, um jantar para celebrar seus 13 anos, no Buffet França, em São Paulo. O evento contou com a presença de executivos de seguradoras e representantes de entidades do setor.

Marcos Colantonio

Durante o encontro, o presidente da Aconseg-SP, Marcos Colantonio, destacou as principais conquistas da entidade em 2016. “2016 foi um ano desafiador, mas tivemos importantes realizações, como o aumento do número de assessorias afiliadas e de seguradoras que passaram a trabalhar com elas, o que mostra que as assessorias estão cada vez mais consolidadas no mercado”, comentou.

O presidente da Aconseg-SP também comentou que durante esse ano a associação focou no investimento em qualificação dos profissionais das áreas comercial e operacional das assessorias.  Já para 2017, uma iniciativa é a contratação de uma empresa especializada em treinamentos na área de seguros. “Queremos aprimorar o atendimento junto aos corretores das assessorias e, principalmente, estabelecer um padrão de qualidade”, destacou.

Entre outras conquistas, Marcos Colantonio mencionou a aproximação com as entidades do setor. “Em 2016, por exemplo, estreitamos o relacionamento com o Sincor-SP, com a finalidade de trabalharmos juntos em alguns projetos”.

Outro importante projeto da Aconseg-SP em 2016 foi o desenvolvimento do relatório econômico financeiro das atividades das assessorias de seguros, de autoria do economista Francisco Galiza. “Esse material divulga de maneira transparente o perfil da Aconseg-SP e de suas assessorias associadas perante o mercado segurador”.

O estudo aponta, entre outras questões, que a produção anual das assessorias é de cerca de R$ 1 bilhão; 70% dos prêmios são provenientes das assessorias da capital; e que as assessorias afiliadas à Aconseg-SP detêm 5% dos prêmios do seguro de automóvel no estado de São Paulo. Junto às seguradoras com as quais elas operam, esta participação chega a 15%.

Em relação à divisão de prêmios, o relatório aponta que 57% correspondem ao ramo de automóvel, seguido por saúde, 32%, ramos elementares, 9%, e 2% em seguros de pessoas. (Cobertura Editora/Aconseg-SP)