Procon-SP dá dicas de como economizar em época de desemprego e crise

• Escrito por  Fundação Procon-SP
  • Publicado em Seguros

Em um ano de muita oscilação nos índices de inflação e de alta no desemprego, o consumidor deve tentar se adequar ao momento e aprender a planejar e economizar. Para auxiliar nesta jornada a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, disponibiliza várias ações e materiais gratuitos sobre o tema.

Palestras

Mensalmente são ministradas palestras que abordam temas como: a importância da educação financeira, como fazer um orçamento doméstico, tipos de créditos, direitos básicos do consumidor nas relações de consumo e como sair do superendividamento, dentre outros.

Veja aqui mais informações.

Publicações

Orientações de como organizar um orçamento doméstico, como fazer uma boa compra no supermercado e em feira livre, como economizar no consumo de água e energia, como usar o cartão de crédito, dicas e orientações sobre crédito e serviços bancários

Pesquisas

Com a finalidade de informar o consumidor, estimular a pesquisa de preço e permitir o exercício da escolha consciente a Fundação realiza pesquisa de 39 produtos com compõem uma cesta básica, taxas de juros bancários (empréstimo pessoal e cheque) e, ainda, as sazonais como Dia das Crianças, Das Mães, Dos Pais, material escolar, Natal etc.

Orientações de consumo

De forma geral, em Perguntas Frequentes, o consumidor pode consultar tudo o que se refere às relações de consumo

No site e no blog do Procon-SP ainda é possível consultar muitas outras orientações quanto a direitos do consumidor na compra de produtos ou contratação de serviços. Veja aqui os canais de atendimento da instituição.

Serviço

Unidade móvel do Procon-SP atenderá consumidores com dívidas e dúvidas no Teatro Municipal (dias 13,14 e 15/9) e na Assembleia Legislativa (dias 22, 23 e 26/9)