Presidente do GNT de Meio Ambiente da AIDA participa de evento sobre Lições de Mariana

• Escrito por  Amanda Freitas
  • Publicado em Seguros

O Café com Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, que ocorreu no dia 9 de junho, atingiu a lotação máxima do auditório do Sindseg-SP, em São Paulo, o tema “ Lições de Mariana: Evento, Contexto Legal e de Gestão de Riscos”, teve como objetivo discutir o ocorrido, o contexto legal e o contexto da gestão de riscos em barragens.

“ Nós temos quatro movimentos em Brasília de flexibilização do licenciamento ambiental, insisto que licenciamento ambiental não é a solução para todos os problemas, mas também a inexistência desse mecanismo de controle pelo Estado também não parece ser a melhor solução, pois volta a questão: Como fazer seguro ambiental sem no mínimo a checagem de validação e de certificação pelo poder público que ali tem a caneta no último momento? ”, explica Pery Saraiva Neto, Presidente do GNT de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da AIDA Brasil.

O evento foi dividido em três painéis, o primeiro apresentou O que aconteceu, Mariana? Como palestrante o Paulo Eduardo de Freitas Botti, diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Terra Brasis Resseguros. O segundo painel abordou o Contexto legal, como palestrante receberemos Dr. Pery Saraiva Neto, advogado e consultor jurídico. O Contexto da gestão de riscos em barragens: O que deixou de ser feito? foi debatido no terceiro painel, como palestrante Drª Eliane Poveda, Administradora e Advogada.

A abertura do evento ficou a cargo do Acadêmico Mauro César Batista, Presidente da ANSP e do Sindseg-SP e como mediador o Acadêmico Paulo Miguel Marracini, vice-presidente de Relações Institucionais da ANSP. A coordenação dos trabalhos foi dos Acadêmicos Edmur de Almeida, diretor da ANSP e Marcos Lucio de Moura e Souza, coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos.