CCS SÃO PAULO : Porto Seguro expõe cross sell como opção para corretores venderem mais

• Escrito por  Márcia Alves FOTOS: ANTRANIK PHOTOS
  • Publicado em Seguros

Durante encontro com associados do CCS-SP, Eva Miguel, diretora comercial da Porto Seguro, mostrou que são muitos os benefícios para os corretores que estiverem dispostos a vender mais para o cliente.

Vender mais para o mesmo cliente é possível? A diretora da área comercial da Porto Seguro Eva Miguel garante que sim. Em almoço do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), realizado no dia 3 de maio, no Circolo Italiano, ela apresentou o tema “Cross-selling na carteira do corretor de seguros e fidelização do cliente”. Rivaldo Leite, também da diretoria comercial, e outros executivos da Porto Seguro participaram do evento

Eva_MiguelEva Miguel, diretora comercial da Porto Seguro

Desde o ano passado na diretoria Comercial Capital e Metropolitana, Eva Miguel já acumula mais de 30 anos de atuação na Porto Seguro, dos quais 24 anos na sucursal de Campinas, além da diretoria comercial do interior de São Paulo. Do alto de sua experiência, ela apresentou aos associados do CCS-SP os benefícios do cross-sell, tanto no mercado como na própria Porto Seguro. O cross-sell, que significa vender múltiplos produtos ou serviços para um mesmo cliente, pode trazer inúmeros benefícios aos corretores de seguros.

Embora o método não seja novo, Eva Miguel conta que o escolheu como tema de sua palestra porque muitos corretores ainda não estão convencidos de que é possível aplicá-lo em suas carteiras. Para começar, ela citou como principais benefícios a otimização de receitas e custos; a aplicação de estratégias de segmentação e o aumento da fidelização, retenção e geração de valor ao cliente. “Vender a um cliente da carteira é até quatro vezes menos dispendioso do que a um cliente novo”, disse.

Eva Miguel indica o cross-sell também para criar novos pontos de contato com o cliente, além do momento da renovação do seguro; para trabalhar em parceria com a seguradora e, principalmente, crescer a médio e longo prazo, considerando o ciclo de vida do cliente. Além do cross-selling, a diretora da Porto Seguro indica, ainda, o up-selling, o qual define como oferecer um “up-grade ao cliente”. Na prática, significa aumentar o consumo dos produtos e serviços que os clientes já utilizam.

A oferta de seguro residencial é uma boa maneira de iniciar o cross-sell, segundo a diretora. Na Grande São Paulo, por exemplo, das 6,7 milhões de residência, apenas 35% possuem seguro. Ela enxerga a mesma oportunidade para o seguro vida, considerando que a região concentra 11,3 milhões de pessoas. Vale como estímulo saber que 46% dos prêmios emitidos em seguro de vida no Brasil estão no estado de São Paulo.

Rivaldo_LeiteAdevaldo_Calegari_e_Eva_Miguel
Rivaldo Leite, Adevaldo Calegari e Eva Miguel

Cross-sell na Porto Seguro

Eva Miguel abriu os números da carteira da Porto Seguro para mostrar as boas possibilidades de resultado do cross-sell. Atualmente, na Grande São Paulo, 20% dos clientes de seguro auto possuem seguro de residência, destes, somente 3% possuem seguro de vida e 42% têm cartão de crédito Porto Seguro. “Vejam o cartão também como uma ferramenta de fidelização”, orientou. Em média, cada cliente da seguradora tem 1,31 produtos. “Vocês têm o poder de aumentar essa média”, disse aos corretores.

Na carteira de clientes de automóvel, o cross-sell abrange três produtos: o próprio seguro de automóvel (3,8 milhões de segurados no Brasil, considerando as três marcas comercializadas pela Porto Seguro), combinado com o residencial (330 mil possuem os dois produtos) e com vida (30 mil possuem os dois produtos). Na carteira, 7 mil clientes possuem os três produtos. “Para o corretor aplicar o cross-sell, oferecemos o Porto Seguro Auto, que pode ser agregado ao Residencial Simplificado e ao cartão de crédito. Três produtos por cliente em uma única venda”, disse.

De acordo com a diretora da Porto Seguro, os corretores que praticarem o cross-sell ganham maior percentual por venda e, por causa dos descontos agregados no seguro de auto pela oferta de outros produtos, aumentam as chances de fechar a cotação. “Vocês terão, ainda, mais pontos de contato com o cliente, enriquecimento da base de clientes versus produtos e possibilidades de up-sell futuro, com garantia de novos ganhos”, disse.

Eva Miguel concluiu sua apresentação recomendando aos corretores que mantenham atualizados seus dados no cadastro da Porto Seguro, bem como os dados atualizados de seus clientes na base da seguradora. Segundo ela, área de CRM da Porto Seguro pode ajudar os corretores a trabalharem sua base de clientes Porto por meio de cross-sell e up-sell. “Falem com seu gerente comercial sobre essas oportunidades. Ele pode auxiliar no esclarecimento e execução”, disse. Por fim, sugeriu o uso das redes sociais para o relacionamento com clientes, trabalhar prospects e novas oportunidades de interação.

Exemplo aos corretores

Adevaldo Calegari, mentor do CCS-SP, comentou sobre a importância do tema. “Há muito tempo discutimos maneiras de potenciar o cliente que está conosco, não apenas oferecendo produtos e serviços, como também fidelizando-o e melhorando o relacionamento”, disse. Ele contou que soube, por meio de Rivaldo Leite, que a Porto Seguro dispõe de um módulo sobre esse assunto. “Vamos conversar sobre a possibilidade de apresentar esse módulo em um café para os associados do Clube dos Corretores. Em breve, darei notícias”, disse.

O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, que na data do evento comemorou dois anos de gestão, aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação da Porto Seguro. “Há dois anos falamos aos corretores sobre empreendedorismo e a Porto Seguro Seguro já faz isso há muito mais tempo. Por isso, esta seguradora é nossa fonte inspiradora, o verdadeiro exemplo daquilo que devíamos fazer em nossas corretoras”, afirmou.