TOKIO MARINE SEGURADORA

Verão 2017

  • Escrito por  ana claudia galaxe 
  • Publicado em Saúde
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Mais um ano está acabando e dando lugar ao Ano Novo, ao verão, época de festas, praia e calor. Nessa época em que as temperaturas facilmente ultrapassam os 40ºC, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Cuidar melhor da alimentação para não fugir das suas metas, cuidar da pele, exercitar-se, aproveitar a horinha a mais de sol que ganhamos com o horário de verão... Até mesmo quem não curte muito a estação mais quente do ano acaba se contagiando pelo clima de descontração que ela traz. Aproveite o começo do ano e todo o verão de forma saudável e aproveite o que de melhor ele pode te oferecer!

Não esqueça suas metas! Aproveite o início de um novo ano para rever suas metas e o que você precisa mudar para alcança-las. Se seu objetivo é perder peso, liste os hábitos que podem estar te atrapalhando nesse processo. Já se o que você almeja é ser mais ativo, procure atividades prazerosas que se encaixem na sua rotina.

Cuidados com a alimentação

É possível manter a dieta mesmo numa época em que muitas pessoas estão de férias, viajam, curtem dias ao ar livre, na praia ou na piscina. Tenha em mente que planejamento é tudo! Se está de férias, tenha sempre opções saudáveis em casa para não descuidar da dieta. Se vai curtir um final de semana na praia, programe-se para levar lanches nutritivos e não precisar recorrer às comidas vendidas nos quiosques ou na areia.

Final de semana na praia

Vai passar o final de semana na praia? Veja algumas dicas de como se alimentar de forma saudável e segura:

Leve seu próprio lanche: muitas vezes não temos boas opções de comida ou lanches nas praias. Procure levar bastante água, sucos naturais, sanduíches leves feitos com pão integral, além de frutas.

Frutas ricas em água são ótimas opções para se manter hidratado: invista em abacaxi, pera, melancia, melão, uvas. Deixe as frutas na geladeira no dia anterior e leve em uma bolsa térmica para mantê-las geladas, assim a sensação de refrescância será maior.

Evite comprar alimentos comercializados na areia: espetinhos de queijo, frutos do mar e sanduíches com maionese mal armazenados e expostos ao sol podem estar contaminados e ocasionar doenças transmitidas por alimentos. Caso precise comprar alguma coisa, opte por alimentos industrializados, como bebidas em copos ou garrafas e picolés.

Mantenha-se hidratado!

Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor e quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão!

Beba bastante líquido: além de água, também podemos aumentar nossa ingestão de líquidos com água de coco, sucos naturais, mate, chás gelados, frutas e legumes ricos em água, como o abacaxi, a melancia, o chuchu e o tomate.

Experimente água aromatizada: dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás par ter uma nova experiência!

Prepare seu próprio picolé: utilizando sucos naturais e forminhas próprias para picolé, você vai garantir sua hidratação com muito mais sabor. Sucos de frutas como maracujá, melancia, goiaba e tangerina são ótimas opções para fazer seu picolé caseiro.

Evite excesso de bebidas alcoólicas: consumir bebidas alcoólicas em excesso levam a uma maior perda de água, principalmente através da urina. Caso faça consumo de bebidas alcoólicas, o ideal é também beber bastante água.

Comendo fora

Nos meses de dezembro e janeiro muitas pessoas costumam estar de férias, seja para aproveitar o verão ou para ficar mais tempo com os filhos. Aumentam os convites para festas, churrascos, piqueniques, idas aos barzinhos e lanchonetes. As pessoas também costumam ir mais à praia ou ao clube. O cuidado com a alimentação fora de casa deve ser redobrado, tanto para manter a dieta quanto pela preocupação com a qualidade dos alimentos.

A sua relação com a comida deve ser a mais natural possível, sem sofrimento nem privações! Você não precisa se privar do convício social nem deixar de comer fora, basta estar atento a essas dicas:

Na praia ou em passeios ao ar livre, procure ingerir bastante líquido e escolha sempre comer frutas, legumes, sanduíches de pão integral com proteínas magras como peito de peru light ou queijo cottage.

Pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar e procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas.

Evite frituras, alimentos gordurosos ou com excesso de sal, principalmente se for fazer alguma atividade ao ar livre. O organismo demora para digerir esses tipos de alimentos e você pode ficar desidratado ou sentir-se mal.

Receba seus amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes: tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade!

Evite fazer atividades físicas prolongadas exposto ao sol e nunca permaneça muito tempo em jejum ou sem beber água. Você pode ficar desidratado, sentir tonturas, dores nos olhos e na cabeça e até sofrer algum tipo de acidente.

Aproveite as frutas e legumes da estação! Além de estarem com um preço mais baixo, durante o verão encontramos frutas e legumes ricos em água, que irão ajudar a te manter mais hidratado e saudável: abacaxi, acerola, ameixa, coco verde, laranja pera, manga, melancia, melão, pêssego, uva, pepino, tomate, rabanete e aipo.

Cuidados com o corpo, a pele e os cabelos

Durante o verão costumamos ficar mais tempo ao ar livre, seja na praia ou na piscina ou em outras atividades ao ar livre, como andando de bicicleta ou patins. A exposição intensa ao sol sem proteção pode fazer mal à pele e aos cabelos. Alguns cuidados básicos, como passar protetor solar e usar boné e óculos escuros parecem fáceis de fazer, mas existem outras atitudes simples que podemos tomar para não descuidar da pele e dos cabelos e mantê-los fortes, brilhantes e saudáveis.

Evitar a exposição ao sol no horário entre 10 e 16h é um cuidado fundamental para manter a saúde da pele durante o verão. Os raios solares podem trazer muitos problemas de pele a curto e longo prazo, como manchas, ressecamento e até câncer.

Não basta passar o protetor solar somente quando sair de casa ou chegar na praia. Ele deve ser reaplicado sempre que sair do mar ou da piscina, suar excessivamente ou a cada 2 horas de exposição ao sol, mesmo ficando debaixo do guarda-sol.

Usar boné, chapéu e roupas claras e leves é muito importante para se sentir bem em atividades ao ar livre durante o verão.

Ao voltar da praia ou da piscina tome logo um bom banho. O sal e cloro quando permanecem por muito tempo na pele e nos cabelos podem causar ressecamento, manchas e alergias.

Não prenda os cabelos molhados, pois pode haver aparecimento de caspa, enfraquecimento e queda dos fios.

Alimentos como laranja, cenoura, abóbora, beterraba, frutas vermelhas, nozes e castanhas possuem vitaminas e substâncias antioxidantes que ajudam a manter a saúde da pele e dos cabelos.

Não use maquiagem pesada se for se expor ao sol. Procure produtos aprovados por dermatologistas e que contenham filtro solar em sua composição.

Mantenha sua pele e cabelos hidratados bebendo bastante líquido e utilizando produtos hidratantes específicos.

Utilize sempre óculos escuros com proteção contra os raios solares comprovada. O sal e o cloro também podem causar coceira, vermelhidão e alergias aos olhos, portanto após mergulhar, sempre lave os olhos com água limpa.

Aproveite a hora a mais de sol que o horário de verão proporciona para fazer mais atividades ao ar livre, como caminhadas, andar de bicicleta ou de patins. Marque piqueniques após às 16h e desfrute de um lindo pôr-do-sol. Ir à praia no final do dia também é uma ótima experiência, pois as temperaturas estarão mais amenas e a praia mais vazia.

Se estiver de férias junto com seus filhos, netos ou sobrinhos, aproveite para levá-los ao parque, pracinhas, brincar ao ar livre.... Criem novas brincadeiras e formas de se exercitar: pode ser um concurso de dança, uma competição de bambolê ou de pular corda, ou o que a sua criatividade imaginar! O importante é se manter ativo e aproveitar o verão! Cozinhar junto com as crianças também é uma forma de apresentar os alimentos e incluir hábitos saudáveis na infância.

Cuidados com a mente

Como diz o ditado, mente sã, corpo são. Os cuidados com a saúde passam também pelo nosso bem-estar, em como estamos nos sentindo, como estamos lidando com as alegrias, estresse e frustrações do dia-a-dia. Nos meses mais quentes do ano, as pessoas costumam estar mais dispostas, alegres e abertas a novas experiências. Sentir-se bem é uma parte muito importante do processo de emagrecimento. Aproveite o verão para fazer atividades relaxantes e prazerosas!

Redefina suas metas: avalie quais as atitudes negativas que podem estar te influenciando e atrapalhando a sua perda de peso.

Aprenda uma nova atividade: aproveite para aprender a nadar, pintar, fazer uma horta em casa, e até mesmo cozinhar. Nada melhor do que um novo hobbie para tirar o corpo da preguiça!

Permita-se um tempo só para você: tire alguns minutos do dia só para você. Leia aquele livro que já está na estante há algum tempo, escute música, veja um filme, caminhe, faça uma massagem. Até mesmo um passeio no shopping pode servir para aliviar as tensões do dia-a-dia.

Encontre amigos e a família: nada é tão bom como estar junto das pessoas que amamos e que nos fazem sentir bem. Aproveite para encontrar aqueles amigos de escola ou reunir a família para um almoço especial!

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje: comece seu Plano de Emagrecimento, arrume o armário, inicie uma nova atividade física!

Receita:

Picolé cremoso de limão

ProPontos / porção: 1

Porções: 6

Tempo de preparo: 10 min.

Dificuldade: baixa

Ingredientes

1 ½ xíc. de buttermilk light

¼ xíc. de suco de limão fresco

¼ xíc. de açúcar

Modo de preparo

1 - Bata todos os ingredientes com um mixer ou liquidificador.

2 - Coloque a mistura em forminhas de picolé e leve ao congelador até que endureça. Para dar um toque especial, você pode adicionar 6 biscoitos tipo Maria quebrados ao creme para um delicioso picolé sabor Torta de Limão, por apenas mais 1 ProPontos por porção! Cada porção equivale a um picolé.

DICA: Faça o buttermilk caseiro misturando 1 C.S de suco de limão a 1 xíc. de leite semidesnatado e deixe descansar por 15 minutos. Depois é só utilizar na receita!

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