TOKIO MARINE SEGURADORA

Americas Medical City promove Simpósio de Onco-hematologia Pediátrica

  • Escrito por  Andresa Feijó
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir

Diagnóstico precoce é o principal desafio no combate ao câncer em crianças e adolescentes

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças (12 de outubro), o Rio de Janeiro recebe o primeiro Simpósio de Onco-hematologia Pediátrica do Americas Medical City – o maior complexo médico-hospitalar do estado. Com o apoio do Grupo COI – centro de tratamento do câncer com mais de 25 anos de atuação –, o evento se realiza no próximo sábado (8/10), na Barra da Tijuca. Gratuito e voltado para profissionais de saúde, o simpósio abordará a importância do diagnóstico precoce do câncer, que deve acometer cerca de 13 mil crianças e adolescentes em todo o país este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Maria da Glória Neiva, diretora da pediatria do Hospital Vitória – unidade de referência em atendimento pediátrico que integra o complexo Americas Medical City –, explica que os tipos de câncer mais comuns entre crianças e adolescentes são as leucemias (sangue), os do sistema nervoso central (cérebro), os linfomas (sistema linfático), o neuroblastoma (glândula suprarrenal) e o retinoblastoma (retina), além dos tumores ósseos e sarcomas das partes moles (vasos sanguíneos, tecido gorduroso, tendões, músculos lisos e estriados, entre outros).

Nos últimos 40 anos, as terapias indicadas para o tratamento de tumores malignos progrediram significativamente, alcançando índices de cura que podem chegar a 70%, em determinados casos, de acordo com o INCA. “Apesar desses avanços, o diagnóstico precoce ainda é um dos principais desafios no combate à doença. Quando tratada nas fases iniciais, a probabilidade de cura aumenta significativamente. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos a sintomas, como a perda de peso, dores de cabeça, caroços pelo corpo, aumento de volume na barriga, manchas roxas na pele da criança, cansaço constante, palidez, febre persistente e brilho esbranquiçado em um dos olhos, quando a retina é exposta à luz, por exemplo. É recomendável a avaliação de um médico o quanto antes”, alerta a pediatra.

Atendimento oncológico infantil

Inaugurado em outubro de 2015, o setor de oncologia pediátrica do Americas Medical City realiza desde atendimento diferenciado em emergência pediátrica e urgência oncológica a exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos de alta complexidade. Baseado no conceito de cuidado integrado, o modelo de atendimento proporciona atenção completa ao paciente, com equipes compostas por oncologistas, hematologistas, cirurgiões pediátrico-oncológicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros.

A infraestrutura é toda adaptada para atendimento ao público infantil e conta com brinquedoteca na sala de espera dos consultórios, setor de infusão de quimioterapia ambulatorial, internação intensiva e semi-intensiva, serviços de imagem, enfermaria, equipamentos de radioterapia de última geração e centro cirúrgico com ressonância intraoperatória – importante diferencial para cirurgias oncológicas do sistema nervoso central, um dos tipos de tumor mais frequentes na infância e na adolescência.

Serviço:

1º Simpósio de Onco-hematologia Pediátrica do Americas Medical City

Local: Americas Medical City

Endereço: Av. Jorge Curi, 550 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Data: 8 de outubro

Horário: das 8h às 13h

Inscrições e informações: (21) 3263-2405

Sobre o Americas Medical City:
Localizado na Barra da Tijuca, o Americas Medical City é o maior complexo médico-hospitalar do estado e abriga unidades dos hospitais Samaritano e Vitória. Conta com ampla variedade de especialidades – oncologia, neurologia, radiologias cirúrgica e vascular, cardiologia, ortopedia e pediatria, entre outras – e tecnologia de diagnóstico disponíveis em um único endereço, para atender pacientes de todo o Brasil. Em uma área de 72 mil m², o Americas Medical City possui 252 consultórios médicos, 88 leitos de terapia intensiva, 23 de semi-intensiva, 11 de Day Clinic e 10 de recuperação pós-anestésica, além de 272 apartamentos e 16 salas cirúrgicas. Para mais informações, acesse: www.americasmedicalcity.com.br

Sobre o Grupo COI:

O Grupo COI (Clínicas Oncológicas Integradas) foi fundado em 1990 e é, hoje, um dos principais centros de tratamento de câncer do país, diferenciando-se pelo cuidado completo e humanizado a mais de 15 mil pacientes por ano. Em suas seis unidades no estado do Rio de Janeiro, atuam mais de 600 profissionais, responsáveis por mais de 100 mil atendimentos anuais. Seu corpo clínico é composto por médicos, físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas e psicólogos. Atualmente, é a instituição privada brasileira com o maior número de pacientes tratados com radioterapia de última geração – cerca de 2.500 por ano. Para mais informações, acesse: www.grupocoi.com.br.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo