TOKIO MARINE SEGURADORA

SBN alerta população sobre a prática de mergulhos imprudentes durante o verão

  • Escrito por  PLANIN – Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir

 Sociedade Brasileira de Neurocirurgia mantém projeto intensivo de conscientização e prevenção com o objetivo de reduzir casos de traumas e sequelas

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) alerta a população sobre acidentes por mergulho durante o verão e no período de férias prolongadas. Segundo o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), esse tipo de incidente é uma das principais causas de lesão medular no Brasil e, durante o verão, o número de acidentes por mergulho em água rasa registra um aumento considerável, passando de quarta para a segunda causa desse tipo de lesão.

Nesta estação do ano, a procura por lazer em lugares como piscinas, lagos, cachoeiras, represas e mares é muito mais constante. No entanto, as pessoas devem ser mais cuidadosas em regiões desconhecidas, já que superfícies rasas, pedras, bancos de areia e incompatibilidade de altura com a profundidade do local podem resultar em graves consequências. “Um mergulho imprudente pode provocar traumas irreversíveis no crânio ou na medula espinhal, por isso, é muito importante que a população seja alertada constantemente sobre esse tipo de ocorrência”, afirma o Presidente da SBN, Dr. Modesto Cerioni.

Diante desse cenário, a SBN atua fortemente no combate à incidência de acidentes por mergulho por meio da informação como uma de suas estratégias de conscientização. Há 20 anos, a organização mantém o Projeto Pense Bem, que incentiva e acredita na prevenção como a principal forma de reduzir o alto índice de acidentes neste período do ano.

O programa tem como objetivo estimular a população a pensar em suas atitudes antes de executá-las, evitando incidentes que envolvam, principalmente, traumas no cérebro e na medula. Além disso, o Pense Bem engloba apresentações de pesquisas e palestras e distribuição de folhetos com exemplos de casos e depoimentos de vítimas.

Confira algumas dicas de prevenção oferecidas pela Sociedade:

Nunca mergulhe em águas desconhecidas, turvas ou rasas;

Informe-se sobre a profundidade do local antes de mergulhar;

Procure por placas de aviso e recomendações sobre a profundidade do local;

Não entre em águas com pouca iluminação, pois isso dificulta a noção de profundidade;

Antes de mergulhar em locais desconhecidos, conheça-o caminhando;

Não participe ou permita brincadeiras durante o nado ou mergulho;

Nunca mergulhe após o consumo de bebida alcoólica.

Sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada há 58 anos, e composta por médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Atualmente, a SBN está entre as cinco maiores associações do mundo, com aproximadamente 2.300 sócios e 24 membros em sua diretoria, de diferentes regiões do País. Hoje, o presidente da SBN é o Dr. Modesto Cerioni Junior, e a vice-presidência é ocupada pelo Dr. Clemente Augusto de Brito Pereira.

O principal objetivo da SBN é cuidar do ensino dos Residentes e da formação do Neurocirurgião. Deve, ainda, defender a boa prática profissional, as adequadas condições de trabalho e os interesses do especialista em Neurocirurgia no Brasil, além de ser fonte de informações científicas, de pesquisas, avanços tecnológicos e outros assuntos relacionados.

A Sociedade mantém o Projeto Pense Bem, de âmbito social, com o objetivo de conscientizar escolares e a população sobre como prevenir acidentes e evitar traumas e sequelas, principalmente no cérebro, na medula e nervos periféricos, além de prevenir doenças vasculares cerebrais e suas consequências.

Para mais informações, acesse o site http://portalsbn.org/ ou o perfil da organização no Facebook: https://www.facebook.com/pages/SociedadeBrasileiradeNeurocirurgia

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo