A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gripes e resfriados estão entre as principais causas de afastamento do trabalho

  • Escrito por  Dezoito
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir

Gripes e resfriados estão entre as principais causas de afastamento do trabalho

Cerca de 17,8% dos brasileiros já se ausentaram de seus compromissos trabalhistas devido à intensidade dos sintomas das doenças

É difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido com a incidência de uma gripe ou de um resfriado. Essas doenças podem atingir pessoas de faixas etárias diferentes com maior ou menor intensidade. Os agentes causadores são distintos, mas ambas necessitam de tratamento e cuidados especiais para evitar complicações.

Essa cautela é importante porque a intensidade dos sintomas pode atrapalhar, inclusive, o rendimento de alguns indivíduos no ambiente de trabalho. Um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e apresentado em junho de 2015, com base em dados de 2013, apontou que 17,8% dos brasileiros se ausentaram do escritório devido a estes episódios. Principalmente nos quadros de gripe onde os sintomas são intensos desde o seu início.

“A diferença entre ambas as doenças está no tipo de vírus que as causam. Enquanto o resfriado é provocado por diferentes tipos de vírus, sendo o mais comum o Rhinovirus, a gripe é transmitida apenas pelo vírus Influenza (A, B e C)”, descreve a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason.

De acordo com a médica, as doenças possuem sintomas parecidos, como congestão e a obstrução nasal e a coriza. Porém, no caso da gripe, além desses sintomas, normalmente o indivíduo costuma apresentar febre alta, dores musculares e de cabeça e queda do estado geral. “Geralmente, desde a fase inicial da gripe os sintomas se manifestam de maneira mais intensa. Por isso, o ideal é procurar um médico para que o mesmo oriente a respeito do tratamento mais correto”, orienta.

Em pacientes com fatores de risco para complicações podem ser instruídos o uso de medicações antivirais após um diagnóstico. No entanto, essa conduta não é válida para todas as situações.

Na maioria dos casos, o tratamento estabelecido é o sintomático, ou seja, aquele que promove o alívio dos sintomas até o nosso sistema imunológico se defender dos vírus. Um exemplo de medicação utilizada para diminuir a intensidade dos sintomas da gripe são os medicamentos contendo associações de anti-histamínicos e descongestionantes sistêmicos, como maleato de bronfeniramina e cloridrato de fenilefrina.

A médica recomenda a realização de lavagem nasal diariamente para aliviar os sintomas da gripe e do resfriado. “Fazer a lavagem nasal, com solução de cloreto de sódio 0,9%, várias vezes ao dia auxilia na fluidificação das secreções e remoção do excesso muco produzido pela mucosa nasal durante a gripe e resfriados”, descreve.

Outros cuidados também são importantes para evitar a transmissão do vírus da gripe ou do resfriado no ambiente de trabalho, como: higienizar as mãos com frequência, deixar o local de trabalho sempre limpo e manter o ambiente sempre arejado. “Ingerir, no mínimo, dois litros de água e, claro, seguir um cardápio balanceado são medidas que previnem a incidência de doenças infecciosas respiratórias em geral”, conclui Dra. Talita.

Sobre o Decongex Plus
Decongex Plus é indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados às infecções das vias aéreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório. Resfriado comum, gripes, rinossinusites de origem alérgica ou infecciosa, alergias sazonais, sinusite e rinite, rinorréia, espirros, entre outros sintomas podem ser tratados com o uso do medicamento, que associa descongestionante nasal de uso sistêmico (cloridrato de fenilefrina) com anti-histamínico (maleato de bronfeniramina). Decongex Plus é disponibilizado em solução oral (gotas), xarope e comprimidos.
www.facebook.com/decongexoficial

Sobre o Sorine
Sorine é uma solução nasal com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. O medicamento auxilia no tratamento de gripes, resfriados, rinites e quaisquer outras condições associadas ao ressecamento da mucosa nasal. O produto é disponibilizado em cinco versões: Sorine Gotas (cloreto de benzalcônio + cloreto de sódio 0,9%): adequado à mucosa delicada de bebês e crianças. Sorine Nebulizador (cloreto de benzalcônio + cloreto de sódio 0,9%): assim como a versão gotas, é adequado para crianças, mas possibilita outra forma de aplicação. Sorine SSC (cloreto de sódio 0,9%): disponível nas versões com válvula spray e jato contínuo. Pode ser usado por adultos e crianças, e não contém conservantes. Sorine H (cloreto de sódio 30mg/ml + 3% hipertônico): indicado para casos de maior grau de congestão pode ser usado por adultos e crianças acima de três anos. Sorine Adulto (cloridrato de nafazolina): disponível na versão gotas têm propriedades vasoconstritoras e é indicado para o rápido alívio e tratamento de casos de congestão acentuada. A venda do Sorine Adulto é somente sob prescrição médica.

Sobre o Aché

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas, África e Japão. O Aché foi o primeiro colocado do setor Farma e Life Sciences do prêmio Inovação Brasil 2015, realizado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo