Aviso
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 647

Lean IT: decisão estratégica para a TI lidar com a crise

• Escrito por  Por Douglas Braga
  • Publicado em Info & Ti

Por Douglas Braga

O que causa a crise?

Nos últimos meses tenho me perguntado sobre o que de fato causa uma crise e quais os efeitos colaterais mais perigosos gerados por uma crise.

Sobre o efeito colateral, ocorre que em algum momento, alguém olhou para a situação do país e concluiu que uma crise estaria por vir, então, o ‘controle emocional’ ou a falta dele, começou a gerar um certo tipo de medo, nas pessoas. Então as pessoas começaram a deixar de comprar, as empresas pararam de investir e, consequentemente, demissões estão ocorrendo por falta de demanda.

Mas onde as áreas de TI entram nesta história?

Hoje em dia, a Tecnologia da Informação está deixando de ser uma simples commodity para se tornar parte da estratégia da organização, independente do tamanho e segmento de atuação.

Qualquer projeto importante, de uma forma ou de outra, irá exigir da Tecnologia implementações sistêmicas ou arquitetônicas que suportem a empresa. O Lean IT é uma poderosa metodologia para isso, porque permitirá fazer mais com menos, por meio da inovação, tornando as equipe mais eficientes e com alto rendimento.

Assim, os projetos de Tecnologia deixam de representar grandes desafios nas organizações. Fato que, hoje em dia, gera insegurança no corpo executivo que tende guardar na ‘gaveta’ os novos projetos.

A utilização do Lean IT, como metodologia para uma TI mais eficiente, é estratégico porque quando você enxuga a TI consegue:

1 - Agregar maior valor ao negócio e ao cliente final e diminui a insegurança e o medo do investimento. Quanto melhor a experiência do cliente interno e final, mais a TI contribui para o aumento de receita da organização;

2 - Contribuir para o Time to Market. Sobreviverá quem for mais rápido e a TI que ajudar o negócio a ser mais rápido irá prevalecer.

3 - Aumentar a disponibilidade dos serviços críticos de TI. O negócio depende dos serviços de TI para vender, operar, comprar, etc ... Quanto mais tempo no ar, quanto menor a quantidade de incidentes e problemas, mais sua empresa terá resultado.

Ter uma TI enxuta, significa diminuir a insegurança ou ‘medo de investir’ e aquele que pensar nisso irá contribuir para o bem estar da organização e de todos que depende dela.

O medo é importante, pois gera cautela. Mas é importante saber controlá-lo e não deixar que ele controle nossas vidas. Lean IT é uma metodologia testada e comprovada, que te ajudará nessa jornada empresarial, principalmente em tempos de crise!

Boa sorte nos negócios

Douglas Braga, Lean IT Coach e responsável pela nova área de Eficiência e Inovação da Global TI (www.globalti.com.br)