O Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia há 50 anos é referência no mercado

• Escrito por  RMA Comunicação
  • Publicado em Info & Ti

Há 50 anos desenvolvendo tecnologia para encontrar soluções específicas para a indústria, o Centro de Pesquisas confirma hoje, como vocação, o rumo traçado na sua criação em 1966.

Desde o início, o Centro de Pesquisas coleciona sucessos graças à sinérgica atuação de experientes engenheiros e de destacados professores do Centro Universitário, que realizam, em conjunto, a pesquisa técnico-científica e desenvolvem a aplicação adequada às necessidades específicas do cliente.

As tarefas, para atendimento às necessidades dos clientes, são desenvolvidas por grupos de trabalho multidisciplinares, que incluem desde Professores Doutores até estagiários do Centro Universitário.

Sua atuação está concentrada nas seguintes áreas de conhecimento:

- alimentos e bioquímica;

- automação, eletrônica;

- mecânica, metalografia e metrologia;

- microondas e telecomunicações (secagem, reações químicas

incentivadas);

- motores e veículos;

- sinalização e segurança viária;

- design;

- manufatura digital.

Convênios e Contratos

O Centro de Pesquisas conta com diversos convênios e contratos com empresas e outras instituições de ensino e pesquisas, obtendo sucesso no seu objetivo principal que é proporcionar ao aluno do centro universitário um convívio com problemas reais das empresas em que futuramente irão atuar.

Dentre as áreas de conhecimento, destaca-se a de motores e veículos que atua no mercado desde 1976 e no momento, além de atender a maioria das montadoras instaladas no pais, faz parte do grupo formado pela Fapesp, Peugeot Citroën, USP, UNICAMP e ITA que trabalha na pesquisa de novas tecnologias para motores movidos a biocombustíveis.

Como exemplo de parceria de longo prazo, estão: Toledo do Brasil Indústria de Balanças, que tem como objetivo, por meio do laboratório de compatibilidade eletromagnética, o desenvolvimento de produtos mais robustos.

A pequena e média empresa também é foco da atuação do Centro de Pesquisas, que mais recentemente criou o “Birô de competitividade” que trabalha para apoiá-las nas atividades relativas ao aumento de competitividade, especialmente no tocante ao equacionamento e solução de problemas no planejamento e controle da produção e a dificuldade de gerenciamento dos processos. Esses trabalhos são executados pelo Laboratório de Comissionamento Virtual que atua também no estudo de adição de valor a resíduos sólidos urbanos, eficiência operacional(OEE), comissionamento virtual de linhas de produção e mobilidade urbana.

“ A grande atuação que o Centro de Pesquisas tem com as empresas, além de gerar recursos para a manutenção da pesquisa, coloca lado a lado equipes de pesquisas, desenvolvimento e prestação de serviços criando, dessa forma, um ambiente adaptado a atender as necessidades mais urgentes da indústria,” diz o Diretor do Centro de Pesquisas, José Roberto Augusto dos Campos.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas há mais de 45 anos desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.