Stefanini tem experiência em consultoria como estratégia para o desenvolvimento de PDTI

• Escrito por  DFREIRE Comunicação e Negócios
  • Publicado em Info & Ti

Empresa oferece flexibilidade, inovação e agilidade por meio do chamado

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

A Stefanini, provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, por meio de sua área de consultoria em estratégia de TI, aposta no Plano Diretor de Tecnologia da Informação, também conhecido como PDTI, como um importante aliado do gestor na tomada de decisões, ajudando a mitigar ameaças e a impulsionar oportunidades.

O PDTI é um instrumento de gestão que engloba diagnóstico, planejamento e gerenciamento dos recursos e processos de TI, com o objetivo de viabilizar melhorias contínuas e potencializar a performance da empresa, possibilitando a definição de prioridades, a inovação, a redução de custos e a otimização de recursos.

De acordo com Wander Cunha, diretor da Stefanini, o Grupo é um parceiro estratégico no desenvolvimento e acompanhamento do PDTI, uma vez que tem profundo conhecimento nos mais diversos ambientes e plataformas, além das mais exigentes certificações da área de TI e profissionais altamente gabaritados.

“Como fornecedora de várias das maiores companhias do Brasil e do mundo, a Stefanini conhece as necessidades e particularidades dos mais diversos segmentos de mercado, e acumula experiência em serviços de consultoria, apoiando as empresas na criação de um PDTI alinhado ao planejamento estratégico do cliente”, afirma Cunha.

A Stefanini realiza, inclusive, a fase de autoconhecimento das organizações, que precede a elaboração do PDTI, através da realização de um IT Assessment, processo que avalia a situação da empresa no âmbito de TI à luz das diretrizes de Negócio, contemplando as dimensões de Serviços, Pessoas, Processos e Tecnologia e suas correlações.

Podendo ser aplicado em todos os tipos de organizações públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande portes, o PDTI tem como principal função atender as necessidades de tecnologia da informação da empresa em um determinado período de tempo, considerando sua área de atuação, suas expectativas e seus objetivos.

Entre as principais vantagens do PDTI estão viabilização de melhoria contínua de acordo com as melhores práticas, potencialização da performance organizacional, racionalização de custos, otimização de recursos da área de TI, direcionamento de investimento para ações e projetos estratégicos.

Para Wander Cunha, o mercado demanda cada vez mais agilidade, flexibilidade e inovação das empresas, seja para atender clientes mais exigentes, seja para manter a competitividade com eficácia. “Neste cenário, não é raro que a área de TI seja requisitada como diferencial e principal apoio das organizações. Mas para que a TI atue de forma realmente eficiente, é essencial que a organização possua um Plano Diretor de Tecnologia da Informação”, diz Cunha. “O PDTI tem como objetivo orientar uma organização no uso correto de seus recursos de TIC, além de viabilizar a efetiva utilização de TIC em prol do Negócio”, finaliza o executivo.

Hoje a Stefanini é uma das únicas empresas capazes de realizar o PDTI alinhado ao PDAI (Plano Diretor de Automação Industrial). Após a aquisição da IHM engenharia, empresa com grande experiência em automação e TI industrial, a Stefanini completou seu portfólio sendo capaz de suportar o desenvolvimento de toda a estratégica tecnológica de uma indústria. Esta visão unificada traz grandes vantagens em eficiência operacional e disponibilidade da infraestrutura, aplicativos e serviços.

Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 29 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.

Presente em 37 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral 2015.