We Do Logos possibilita registro de marca via aplicativo

• Escrito por  Sing Comunicação de Resultados
  • Publicado em Info & Ti

Empreendedor pode verificar disponibilidade de nomes, uso de imagens de marca e acompanhar processo de registro pelo celular

O primeiro passo que um empreendedor dá para abrir seu negócio, divulgar seu produto ou serviço é escolher a sua marca. É neste momento que se pensa em nomes marcantes e símbolos que causam impacto para serem lembrados sempre pelos clientes.

Todo esse esforço pode ir por água abaixo se o empreendedor não tomar um cuidado essencial: verificar se o nome escolhido, a marca criada, o logotipo desenvolvido podem ser registrados pelo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal com concessão e garantia de direitos brasileiros de propriedade intelectual para a indústria e serviço, e assim, protegê-la plenamente de qualquer tentativa de cópia, plágio ou imitação feita por terceiros e sem a devida punição aos responsáveis.

Para os empreendedores é sinal de mais burocracia para iniciar seu negócio. Mas, a We Do Logos, maior comunidade de designers da América Latina, pensando em facilitar esse processo, desenvolveu aplicativo o Registro de Marca, que permite consultar inscrições de registros no INPI.

A ferramenta, apenas para Android e totalmente gratuita, tem inúmeras funcionalidades, como a busca inicial apenas por nome, a busca avançada por imagens, possibilidade de pagamento da taxa de registro de logomarca, acesso ao formulário para dar início ao registro e instruções para acompanhamento do processo. O acesso também pode ser feito pelo site http://registrodemarcaapp.com/

Gustavo Mota, CEO da We Do Logos, explica que o registro de marca é importante para garantir ao proprietário o direito de uso exclusivo de nome e logotipo no Brasil, dentro do ramo de atividade escolhido pelo prazo de 10 anos. Além disso, há prioridade de renovação da marca após o término do período de uma década.

“Muitos empresários abrem um negócio, desenvolvem um excelente produto ou serviço, criam o logotipo com um nome superbacana, mas falham na hora de registrar sua marca. A ideia do aplicativo é agilizar e simplificar esse processo tão importante para abertura de uma empresa”, explica Mota.

A interface, com comandos simples e práticos, tem também como opção criar a logomarca por meio do site da We Do Logos. “Somos o site pioneiro no Brasil neste tipo de serviço online, que proporciona a interação imediata com designers, seleção rápida do trabalho que mais tem o perfil da empresa e a possibilidade de ajustes na hora para chegar ao resultado que se deseja. Pelo celular, o empreendedor consegue registar sua marca e criar a sua identidade visual, trazendo mais facilidades para quem está começando”, completa o executivo.

Para monitorar todos os processos via internet, o usuário só precisa cadastrar uma conta de e-mail para receber os resultados completos de suas pesquisas, o passo a passo para efetuar o registro da marca e acompanhamento de todas as etapas do processo com o INPI.
Sobre a We Do Logos:
A We Do Logos (www.wedologos.com.br), maior comunidade de designers da América Latina, surgiu em setembro de 2010 com a missão de conectar pessoas promovendo soluções empresariais acessíveis. A proposta do site é ser um intermediário entre centenas de designers e empresas que desejam criar uma identidade visual para seus negócios. O site oferece, além de logos, criação de website, papelaria, cartão de visita, ou seja, tudo o que for necessário para o cliente ter uma identidade visual. A We Do Logos conta com 85 mil designers cadastrados, mais de 35 mil clientes atendidos e mais de 3 milhões de artes enviadas para todo o Brasil.