A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista tributário alerta para inconstitucionalidade da cobrança de serviços como Netflix e Spotify

Consumidores deverão ser impactados com a lei que trouxe novos serviços para dentro da competência de cobrança do ISSQN

Os serviços disponibilizados via streaming, como Netflix, Spotify, games, dentre outros, deverão ter aumento em seus preços em 2017, como aponta o vice-presidente do Instituto de Estudos Tributários (IET) de sócio da Lippert Advogados, Rafael Korff Wagner. Com a alteração na Lei Federal que trata do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no início do ano, novos serviços foram incorporados na cobrança desse imposto, que agora passa a ser aplicado também sobre serviços online. "A população possivelmente será atingida por esta alteração na cobrança do imposto, já que os prestadores de serviço costumam compensar a taxa com aumento nos preços dos produtos oferecidos".

No entanto, Wagner alerta para a inconstitucionalidade da lei, pois entende que a disponibilização de mídia por streaming não se caracteriza como serviço, mas se trata de uma mera cessão de uso, "razão pela qual não poderia ser atingida pelo ISSQN, conforme inclusive já decidiu o Supremo Tribunal Federal em situações semelhantes", pondera ele.

Ainda segundo o vice-presidente do IET, há pontos positivos na nova lei, destacando a limitação estabelecida nas alíquotas do imposto, que deverão variar entre 2% e 5%. "É uma tentativa do governo federal de acabar com a guerra fiscal entre os municípios", avalia Wagner.

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo