Cinco tendências para o mercado de PCs em 2017

• Escrito por  Ogilvy Public Relations
  • Publicado em Info & Ti

Líder no mercado de computadores, executivo da Lenovo aponta o que esperar do segmento para este ano

O ano de 2016 foi marcado por inovações no mercado de tecnologia e a maneira como vivenciamos o mundo por meio dos nossos dispositivos continua evoluindo rapidamente. Para a Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo, cinco tendências vão se destacar no segmento de PCs neste ano e não há dúvidas de que a indústria vai continuar a se reinventar.

Seja dentro de suas casas ou no escritório, os consumidores terão a oportunidade de experimentar máquinas avançadas com realidade virtual e integradas dentro de sua rotina com a Internet das Coisas. A versatilidade dos modelos 2-em-1 também dará outro passo à frente com a possibilidade de usar um dispositivo que atende suas necessidades de performance e entretenimento em um só.

Veja abaixo as cinco tendências do mercado de PCs em 2017, segundo Johnson Jia, vice-presidente sênior de PC & Dispositivos Inteligentes da Lenovo:

1. Integração da Internet das Coisas (IoT) – A IoT continuará sendo destaque em 2017. Os analistas do setor já estão prevendo que a “Internet de Tudo” será uma tendência disruptiva em tecnologia para o próximo ano. Espere um crescimento significativo tanto no mercado de consumo como no de B2B, onde a conectividade inteligente abrange praticamente qualquer ponto – desde residências aos locais de trabalho. A Lenovo está no caminho da inovação nesse espaço com ambiciosos planos de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) implementados para tornar os PCs e outros dispositivos inteligentes ainda mais integrados e intuitivos.

2. Versatilidade em Laptops e Tablets – Em um relatório recente, a IDC prevê que os dispositivos conversíveis (híbridos de laptop e tablet) podem ser considerados os substitutos dos PCs no espaço comercial; as projeções para 2020 indicam que a categoria será responsável por 31% do mercado de tablets, um aumento em relação à participação atual de 16%. Em 2017, sem dúvida haverá abundância de dispositivos conversíveis no mercado, pois a portabilidade e versatilidade permanecem em primeiro plano para os usuários de PCs que estão ampliando a sua mobilidade no trabalho e em casa.

3. Games com Realidade Aumentada e Realidade Virtual – Em 2017, a tendência é o crescimento explosivo dos jogos com Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR). Mais de 50 tipos diferentes de headsets confirmaram presença na CES 2017 e os sistemas de jogos estão prontos para dominar o mercado de PCs. Podemos prever que essas tecnologias crescerão além do universo de jogos para PCs à medida que forem descobertos novos usos para elas. Por exemplo, as escolas estão pilotando “Centros de Realidade Virtual” para diversificar o processo de aprendizagem, trazendo paras as salas de aula headsets e dispositivos compatíveis com a Realidade Aumentada. Ainda no universo dos gamers, os notebooks de alto desempenho e configurações avançadas também vão continuar a prover aos usuários excelente experiência de uso aliada a mobilidade, exigência para qualquer dispositivo nos tempos atuais.

4. Inovações nas Telas – Graças ao aumento no interesse dos consumidores em jogos com AR/VR, as inovações nas telas acompanharão rapidamente as tendências de crescimento dos PC’s. No ano passado, a Lenovo foi uma das primeiras a lançar no mercado os monitores curvos para jogos para proporcionar uma maior imersão no ambiente do jogo, com o Lenovo Y27g Curved Gaming Monitor e continua investindo nesse espaço para combinar a capacidade do monitor com as tecnologias de AR/VR que exige visuais vibrantes e rápidos.
Além dos monitores para jogos, a Lenovo também introduziu o ThinkPad X1 Yoga com monitor OLED opcional e o Yoga 910 com monitor Full HD, estabelecendo um padrão com essas telas de alto impacto.

5. Ciclos de vida estendidos dos PC’s – No espaço comercial, os analistas preveem que o PC como Serviço (PCaaS) ajudará os fabricantes de PCs a transformar as vendas transacionais de PCs em engajamentos de longo prazo e mais rentáveis, expandindo seus portfólios de pacote de serviços com as vendas de PCs. A IDC também pesquisou a demanda de PCaaS entre compradores de TI de empresas de diversos tamanhos e constatou que quase a metade dos respondentes se envolveu com PCaaS nos últimos 12 meses ou está pensando em fazê-lo nos próximos doze meses. Isso significa que os tomadores de decisões de TI estão posicionados para impulsionar e expandir o mercado de PCs com serviços complementares personalizados para manter e estender o ciclo de vida do dispositivo.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa global da Fortune 500 avaliada em US$ 46 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora para os segmentos comercial, corporativo e de consumo. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade abrange PCs (incluindo a legendária linha Think e a marca multimodal YOGA), estações de trabalho, servidores, armazenamento, smart TVs e uma variedade de dispositivos móveis, como smartphones (incluindo a marca Moto), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no LinkedIn, siga-nos no Facebook ou no Twitter (@Lenovo) ou visite nosso site em www.lenovo.com