Capgemini acelera iniciativa global de FinTech para atender às demandas de inovação do mercado

A Capgemini, um dos líderes globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, lança sua iniciativa global voltada a FinTechs[1] com o objetivo de apoiar seus clientes de serviços financeiros. A iniciativa se baseia na expertise em integração da companhia para checar, selecionar e evoluir a inovação de seus clientes por meio das tecnologias das FinTechs, a partir de um intenso processo de curadoria e colaboração conduzido pelos Applied Innovation Exchanges (AIEs)[2], que são os centros de inovação da Capgemini no mundo.

"Seja gerando uma experiência excepcional ao cliente ou melhorando sua eficiência operacional, a inovação das FinTechs é um catalisador para o setor. Como o ritmo de inovação da tecnologia de serviços financeiros acelerou, a Capgemini decidiu desenvolver esta iniciativa para conectar seus clientes com a inovação das FinTechs também de forma mais rápida", explicou Thierry Delaporte, líder da unidade de negócios de serviços financeiros globais da Capgemini e membro do board executivo do Grupo.

A iniciativa FinTech da Capgemini é única porque vai além do conceito tradicional de incubadora, abrangendo etapas de conexão, curadoria, incubação e investimento. Desta forma, a Capgemini se diferencia como participante ativo no processo de validação, evoluindo as principais propostas de valor das FinTechs participantes em colaboração com seus clientes do setor. Adicionalmente, a companhia endereçará os maiores desafios da inovação externa, eliminando lacunas de adoção como dificuldades de integração, gerenciamento de dados e mudanças de processo, além de requisitos de conformidade e regulatórios.

As empresas participantes da iniciativa experimentarão o processo de curadoria da Capgemini, que verifica e seleciona inovações que ajudarão a atender às demandas do mercado. Serão tomadas providências para que todas as categorias de FinTechs, bem como startups orientadas para a tecnologia empresarial, candidatem-se para participar da iniciativa de alavancar a inovação no setor de serviços financeiros.

Uma vez selecionadas pelo processo de curadoria, as inovações das FinTechs serão refinadas e evoluídas por meio de uma incubação conduzida em colaboração com os clientes. A iniciativa FinTech global abrangerá todos os segmentos e áreas de processo abordados pela prática de serviços financeiros da Capgemini. A rede global de AIEs da companhia não serão utilizados apenas nas fases de curadoria e incubação, mas também como canais para a realização de bootcamps, hackathons e innovation days. Além disso, os participantes terão acesso a uma grande comunidade de conselheiros, clientes e parceiros da Capgemini para co-criar modelos de negócios, proporcionando oportunidades para ganhar vantagens competitivas.

A Capgemini trabalhou em parceria com o MaRS Discovery District, um hub global de inovação sediado em Toronto, que abriga o maior cluster de tecnologia financeira do Canadá. "Esta relação é um forte reconhecimento da qualidade da inovação da FinTech no país. O processo de curadoria da Capgemini certamente proverá novos canais para que as FinTechs canadenses identifiquem oportunidades de negócios e investimentos em mercados globais emergentes", explicou Adam Nanjee, líder de tecnologia financeira da MaRS.

A Bluechain, que foi formada em 2015 para comercializar uma tecnologia de pagamento inovadora, projetada para aumentar a segurança em uma ampla gama de situações de pagamento, está participando da iniciativa FinTech da Capgemini. De acordo com Mike McAuley, CEO da Bluechain, "nossa tecnologia vai transformar o futuro dos pagamentos. Quando operamos no espaço de tecnologia de pagamentos de nicho na Austrália, ficamos muito satisfeitos por trabalhar com a Capgemini, como conselheiros e parceiros de canal global para a distribuição de soluções de pagamentos baseadas em nossa tecnologia".