TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça o seu lixo

  • Escrito por  Imagem Corporativa Comunicação
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir

Processo de análise dos materiais descartados otimiza a reciclagem e facilita a metodologia de destinação correta

Brasil é o quarto maior gerador de resíduos sólidos do mundo, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). De acordo com a pesquisa, apenas 58% dos resíduos gerados são destinados de forma correta em locais adequados como aterros sanitários. Além disso, outra preocupação é o reaproveitamento desses materiais, pois segundo o estudo, 60% do lixo produzido no país pode ser reutilizado, mas apenas 3% desse valor total é recuperado.

Para facilitar o processo de identificação da quantidade e qualidade dos resíduos, foi criado um método de análise do resíduo descartado, conhecido como gravimetria. Segundo o engenheiro ambiental e sanitarista, Ramon Baptista Cruz, do Polo Industrial de Reciclagem Ouro Verde, este relatório é importante para definição das melhores estratégias do gerenciamento após o descarte, pois, fornece aos geradores a porcentagem de cada rejeito, além de otimizar o processo de reciclagem.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que as empresas façam o processo de triagem e reciclagem, descartando apenas os resíduos indiferenciados – aqueles que não são reaproveitáveis. Portanto, o relatório gerado pela gravimetria possibilita que o cliente analise o seu Plano de Gerenciamento dos resíduos (PGRS) e avalie a eficiência das suas ações”, esclarece.

Além de beneficiar os grandes geradores, a gravimetria também direciona a administração do aterro. “Avaliamos todos os resíduos de todos os clientes periodicamente e essas informações apontam para medidas operacionais, como distribuição, compactação e o aterro do resíduo. É imprescindível saber o que está sendo coberto, pois isso impacta no comportamento, na decomposição, na estrutura e na estabilidade do aterro. Portanto, a gravimetria beneficia não só o grande gerador e seu planejamento, como também as ações do local de destinação adequada”, conclui.

Sobre o Polo Industrial de Reciclagem Ouro Verde

O Polo Industrial de Reciclagem Ouro Verde é uma alternativa licenciada e ambientalmente adequada para o recebimento dos resíduos sólidos urbanos do DF e entorno. O empreendimento, implantado em 2016, está localizado no município de Padre Bernardo (GO), a aproximadamente 50 km do centro de Brasília, e conta com uma área total de 380.000m². O Aterro Sanitário Ouro Verde é o marco introdutório do empreendimento, operando hoje apenas 1% da sua capacidade total, o qual tem como objetivo iniciar, com os melhores padrões e mecanismos de desenvolvimento moderno e limpo, um trabalho de destinação adequada dos resíduos sólidos. Nos primeiros meses de funcionamento já tem capacidade para receber 36 mil toneladas por mês, o que equivale a 1/3 do lixo gerado no Distrito Federal. Com previsão de vida útil de 23 anos e meio, o Polo Industrial de Reciclagem Ouro Verde conta com um grande projeto de expansão para contribuir para o desenvolvimento industrial e social da região. Entre os projetos para o desenvolvimento e aplicação de práticas de reciclagem que contribuem para o progresso local de forma sustentável, será implantada uma Usina de Triagem e Compostagem, proporcionando vagas de trabalho aos moradores da região e gerando novos produtos e, até mesmo, energia elétrica. Para mais informações entre em contato pelo telefone (61) 3233-9346.

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo