Enel Green Power inicia construção de nova usina de energia solar no Brasil

- Ituverava, que terá uma capacidade total instalada de 254 MW, é a maior usina solar da Enel Green Power atualmente em construção

- A planta está localizada no estado da Bahia e será capaz de gerar mais de 550 GWh por ano

- Enel Green Power vai investir cerca de 400 milhões de dólares na construção de Ituverava

Roma, 28 de dezembro de 2015 – A Enel Green Power (“EGP”) começou a construção da planta de energia solar Ituverava, no estado da Bahia, no nordeste do Brasil. Depois de concluída, Ituverava terá uma capacidade instalada total de 254 MW, que a torna a maior usina solar da EGP atualmente em construção.

"Com a construção de Ituverava, a Enel Green Power confirma o seu desejo de desempenhar um papel de liderança no setor de energia solar", disse Francesco Venturini, CEO da EGP. "Globalmente, a EGP tem cerca de 1.650 MW de projetos de energia solar em execução ou contratados, que demonstram nosso compromisso crescente para o desenvolvimento desta tecnologia nos próximos anos".

A nova planta de energia solar, que é de propriedade de três veículos para fins especiais mantidos pela Enel Green Power Brasil Participações Ltda., está prevista para ser concluída e entrar em operação no final de 2017. Ituverava poderá gerar mais de 550 GWh por ano, o suficiente para atender a demanda de consumo de energia anual de mais de 268.000 domicílios brasileiros, evitando a emissão de mais de 185.000 toneladas de CO2 por ano.

A EGP vai investir aproximadamente 400 milhões de dólares na construção de Ituverava, seguindo as metas de crescimento da empresa estabelecidas no seu plano de negócios atual e financiadas com fontes próprias do Grupo Enel Green Power. O projeto de energia solar será apoiado por um acordo de compra de energia (PPA, sigla em inglês para Power Purchase Agreement) de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No Brasil, a EGP tem atualmente uma capacidade instalada total de 418 MW, dos quais 93 MW são provenientes de hidrelétricas, 313 MW de energia eólica e 12 MW de energia solar, com 444 MW de projetos em construção. Após a concessão de 553 MW de capacidade solar em agosto, a empresa é hoje líder na indústria de energia solar do Brasil, em termos de capacidade instalada e de portfólio de projetos. A EGP também ganhou recentemente uma concessão para duas usinas hidrelétricas já em operação com capacidade instalada de 40 MW.

A Enel Green Power é a empresa do grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renováveis em âmbito internacional, com operações na Europa, Américas, África e Ásia. Com uma capacidade de geração de aproximadamente 32 bilhões de kWh em 2014 a partir de fontes hídricas, solares, eólicas e geotérmicas - o suficiente para atender às necessidades de energia de mais de 11 milhões de lares - a Enel Green Power é uma empresa líder mundial no setor, graças ao seu mix de produção bem equilibrado, proporcionando volumes de geração bem acima da média do setor. A empresa tem uma capacidade instalada de mais de 10.000 MW a partir de uma mistura de recursos, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. A empresa tem cerca de 740 usinas em operação em 16 países.

Na América Latina, a Enel Green Power opera usinas de energia renovável no Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Uruguai, com uma capacidade total instalada de aproximadamente 2.100 MW.