TOKIO MARINE SEGURADORA

Solução da Dataplace já atende as novas alterações de layout da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

As medidas, que entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016, atendem a nova sistemática de apuração do ICMS interestadual. O descumprimento das obrigatoriedades pode acarretar pesadas multas às empresas

A Dataplace, desenvolvedora e fornecedora nacional de soluções de gestão empresarial (ERP), anuncia mais um pacote de atualizações sistêmicas para a sua plataforma de gestão empresarial, integrada e modular, o Dataplace Symphony. A versão do Pack 2015.R3 do Dataplace Symphony visa atender também as alterações de leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), previstas para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016.

As novas configurações da solução da Dataplace referem-se ao "Código de Enquadramento Legal para a suspensão do IPI" e "Cobrança do ICMS na Operação Interestadual", conforme determina as Normas Técnicas, NT 002/2015 e NT 003/2015.As medidas (NT 003/2015) atingem todos os estabelecimentos comerciais que vendem para o consumidor final de outros estados.

“O leiaute desses documentos fiscais terá de ser alterado para incluir novos campos. Com a mudança na sistemática de arrecadação do ICMS, quem vende para consumidor final de outro estado passará a ser obrigado a informar na nota o ICMS devido considerando as alíquotas do estado de destino, interestadual e do estado de origem”, explica Heloiza Gardinale, especialista em NF-e e coordenadora de P&D da Dataplace.

Pela nova sistemática de arrecadação do ICMS, o imposto da origem será calculado multiplicando a base de cálculo do imposto pela alíquota interestadual. Já o ICMS do destino será calculado multiplicando a base de cálculo do imposto pela alíquota interna do estado de destino. Ao resultado dessa conta será subtraído o ICMS da origem.  As novas diretrizes foram propostas pela Emenda Constitucional 87/2015.

“As novas exigências estão sendo promovidas para tentar amenizar o problema da guerra fiscal entre os estados e de maneira geral, essas mudanças exigem do contribuinte um maior cuidado com a gestão contábil, para indicar com precisão o destino dos recursos”, diz Heloiza. “É importante observar que a mudança afeta todos os contribuintes que realizem operações com não contribuintes de outros estados e não somente as empresas de e-Commerce e ou vendas pela internet e exigirão reestruturações na rotina das empresas, pois o descumprimento das regras pode acarretar multas”, reforça.

Sobre a Dataplace

Fundada em 1990, a Dataplace tem sede no interior paulista, na cidade de Garça, e representação comercial nas cidades de Campinas (SP), Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro (RJ). Desenvolvedora de software de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), a Dataplace possui plataforma integrada e modular batizada de Dataplace Symphony. A solução, que pode ser composta com BI (Business Intelligence), CRM (Customer Relationship Management), Supply Chain etc., visa o melhor fluxo de dados e o gerenciamento corporativo inteligente com a integração de informação de diferentes áreas, maior produtividade e transparência nas organizações.

 

Para saber mais acesse: www.dataplace.com.br

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo