Sesc Pinheiros recebe João Parahyba, Guelo e Eduardo Contrera no show inédito "Balas Perdidas"

• Escrito por  Sesc Pinheiros
  • Publicado em Eventos

Apresentação reúne percussionistas com repertório focado na improvisação

No dia 11 de janeiro, quarta, o Sesc Pinheiros recebe o projeto Balas Perdidas, que reúne os percussionistas João Parahyba, Guelo e Eduardo Contrera. A apresentação ocorre no Auditório às 20h30 e tem ingressos de R$ 7,50 (credencial plena do Sesc) a R$ 25 (inteira).

Surgido a partir de umconvite do Sesc Pinheiros, esta é a apresentação de estreia do Balas Perdidas. Com a proposta de ser um ensemble de música improvisada, o trio propõe uma viagem pela percussão e pelos ritmos afro-brasileiros, especialmente os dos candomblés de Ketu e Angola, além do samba em suas muitas formas.

Para tal, os músicos utilizam diversos instrumentos: desde pandeiro, timba, congas e berimbaus, até efeitos, percussão múltipla e cuíca – muitos deles, da herança afro-brasileira.

SOBRE OS MÚSICOS

Amigos de longa data, os percussionistas reúnem suas diferentes influências musicais para a execução deste projeto.

João Parahyba é o mestre da tradição da timba e "ritmista" de percussão afrobrasileira, especialmente do samba-rock. Em 1968, formou no jogral o Trio Mocotó com Luiz Carlos (Fritz) e Nereu. O trio começou a desenvolver a batida que ficaria famosa nos anos 70 junto com o violão de Jorge Benjor. Trabalhou com Milton Nascimento, Ivan Lins, Cesar Camargo Mariano, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Gilberto Gil, Dizzy Gillespie, Michel Legrand, Al di Meola, entre outros.

Guelo é um dos maiores expoentes da percussão brasileira, com carreira abrangente que contempla virtuosidade no pandeiro. Acompanhou diversos cantoras como Zizi Possi, Joyce, Marlui Miranda, Zé Renato, João Bosco, Renato Braz. Participou da Orquestra Popular de Câmera e Banda Mantiqueira (por 10 anos). Atualmente integra o grupo Trio Bonsai (com Mané Silveira e Paulo Braga), Duo ELLO (com Carlos Stasi) e a Orquestra Jazz Sinfônica (há 8 anos).

Eduardo Contrera, herdeiro de uma tradição importante do atabaque brasileiro, é multi-instrumentista e improvisador, que já acompanhou artistas e grupos como Edson Cordeiro, Mônica Salmaso, Parlapatões e Kiwi Companhia de Teatro. Pesquisador de ritmos afro-brasileiros, como candomblés Ketu e Angola. Recentemente lançou CD Diálogos Interiores (Selo Sesc) com Dimos Goudaroulis.

BALAS PERDIDAS – COM JOÃO PARAHYBA, GUELO E EDUARDO CONTRERA
Dia 11 de janeiro de 2017. Quarta, às 20h30
Local: Auditório (98 lugares)
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 25,00 (inteira). R$ 12,50 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência). R$ 7,50 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes. Ingressos disponíveis online em www.sescsp.org.br e nas bilheterias das unidades do SescSP. Venda limitada a quatro ingressos por pessoa.

SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.
Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h. Taxas / veículos e motos: Credenciados plenos no Sesc: R$ 12 nas três primeiras horas e R$ 2 a cada hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 18,00 nas três primeiras horas e R$ 3 a cada hora adicional. Para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 12 (credenciados plenos) e R$ 18 (não credenciados).
Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m