O Sesc Pompeia apresenta o show de Xangai e Quinteto da Paraíba nos dias 28 e 29 de janeiro

• Escrito por  Sesc Pompéia
  • Publicado em Eventos

Um Abraço pra Ti Pequenina e Brasileirança são os discos da parceria e compõem o repertório do show

Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Sesc Pompeia recebe Xangai e Quinteto da Paraíba para cantar os álbuns Um Abraço pra Ti Pequenina (1998) e Brasileirança (2001). Trabalhos lançados em parceria para homenagear cantores paraibanos, responsáveis por motivar suas carreiras e cultura popular, são relembrados no palco do Teatro.

Filho e neto de sanfoneiro, Xangai viveu parte da juventude em Vitória da Conquista, na Bahia, onde recebeu a influência que o tornou um cantor sertanejo. Aos 18 anos fixou¬se com os pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. No ano de 1976, gravou o seu primeiro trabalho, intitulado Acontecivento, composto pelas músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou.
Sua trajetória conta com a participação nos últimos shows da carreira do cantor Waldick Soriano, intérprete de Elomar, apresentador do programa radiofônico Brasilerança e recente atuação ao encenar um repentista em novela de canal aberto da TV.

O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores do Brasil, mas é no nordeste que encontra sua principal inspiração. Foi considerado responsável pelo resgate do Movimento Armorial, iniciativa que reuniu diversas expressões artísticas da cultura popular. Com isso, contribui na divulgação da cultura musical da região nordestina.

O grupo conquistou méritos da crítica especializada internacional e teve destaque nas revista The Strad, Gramophone, Classic FM Magazine, Repertoire e Diápason, além de se apresentar em diversos países - Chile, Argentina, Áustria, Bélgica, França, Espanha, Itália, Holanda e Portugal. No Brasil, obteve visibilidade do público pela participação na trilha sonora do filme Central do Brasil (1998), em festivais de música e, com o cantor e compositor Chico César, na abertura dos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Xangai e Quinteto da Paraíba formam uma parceria que nasceu com a ideia de homenagenar e interpretar obras de cantores paraibanos, como Vital Farias, Chico César, Zé Ramalho, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Cátia de França, Antonio Barros, Herbert Vianna e Cassiano.

Juntos, misturam instrumentos clássicos e regionais: violinos, violoncelo, violões, rabeca, viola e triângulo. Surgiram dois álbuns dessa união: Um Abraço Pra Ti Pequenina e Brasileirança, lançados em 1998 e 2001, respectivamente.

Serviço:
Xangai e Quinteto da Paraíba
Dia 28 de janeiro, sábado – 21h
Dia 29 de janeiro, domingo – 19h

Teatro
*O Teatro do Sesc Pompeia possui duas plateias (lados par e ímpar) e galerias superiores não numeradas. Por motivo de segurança, não é permitida a permanência nas galerias, de menores de 12 anos, mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis.

Ingressos: R$9,00 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$15,00 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$30,00 (inteira).
Venda online a partir de 17 de janeiro, terça-feira, às 17h30.
Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 18 de janeiro, quarta-feira, às 17h30.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia
Nos acompanhe!
instagram.com/sescpompeia