Logo
Imprimir esta página

Professor, inverte sua mente e suas aulas

Professor, inverte sua mente e suas aulas

Você já parou para pensar quantas aulas um professor pode dar em uma semana? E quantos alunos esse professor precisa atingir? Será que todos os alunos conseguem compreender o conteúdo e tirar suas dúvidas?

Se você já pisou em uma sala de aula, sabe que ¼ do tempo da aula é dedicado à burocracia, como diário de classe, agendas, informativos. O outro ¼ da aula é para acalmar a bagunça, colocar a sala em ordem e chamar a atenção dos alunos. Assim, resta apenas metade do tempo para que o professor exponha os conteúdos didáticos. Mas quanto tempo é direcionado para a interação com os alunos? Parece não haver espaço para compartilhar ideias, debater temas e tirar dúvidas.

Essa inquietação faz parte do dia a dia de muitos educadores. Por isso eu pergunto: será possível inverter o jeito de ensinar e aprender, transformando a sala de aula em um espaço produtivo e significativo?

Os educadores norte-americanos Jonathan Bergmann e Aron Sams desenvolveram um conceito inovador, que tem sido considerado a solução para alavancar o processo de ensino-aprendizagem: a sala de aula invertida.
Tudo começou quando os dois educadores resolveram gravar suas aulas para que os alunos faltantes pudessem acompanhar os conteúdos ministrados. Foi então que a mágica aconteceu: com a parte expositiva fora da sala, o professor pôde ajudar os alunos, como um tutor durante as aulas, estreitando os laços e dando-lhes mais liberdade para que participassem delas. Os professores perceberam, então, que o momento que o aluno mais precisa de ajuda é o da realização das tarefas e não nos conteúdos expositivos.

Baseados nessa experiência, os dois educadores criaram o método 'Flipped Classroom', conhecido no Brasil como ‘Sala de Aula Invertida’. A ideia central do método é permitir que o aluno tenha acesso aos conteúdos expositivos fora da escola, seja por videoaulas, filmes, games, aplicativos, textos. Desta forma a sala de aula se transforma em um espaço mais amplo, produtivo e significativo, onde os alunos podem compartilhar o que aprenderam, tirar suas dúvidas e expressar suas opiniões.

Pode parecer uma proposta ousada, mas não é tão complexa quanto parece e pode trazer uma série de benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, como:

* Mudança no papel do professor, que deixa de ter a função de apenas transmitir conhecimento para atuar como orientador dos alunos.
* Maiores condições para que o professor se aproxime da linguagem dos estudantes.
* Utilização de recursos tecnológicos pelos alunos durante a aprendizagem.
* Benefícios aos alunos que não podem estar sempre presentes nas aulas.
* Benefícios aos alunos com dificuldade de aprendizagem, pois eles podem pausar o vídeo, assistir novamente, ler e reler, o que na sala de aula não é possível.
* Aumento da interação Aluno X Professor.
* Melhoria no gerenciamento da sala de aula, o que pode ajudar nos casos de indisciplina.
* Possibilidade de que os pais participem e aprendam junto com os seus filhos.
* Progressão dos alunos dentro de seu próprio ritmo.
É muito importante que, ao implantar esse modelo de sala de aula, todos os envolvidos (alunos, pais, gestores e educadores) tenham pleno conhecimento da proposta. Se você, professor, quer experimentar a ‘Sala de Aula Invertida’ com a sua turma fique atento a algumas dicas:
* Esteja preparado para ‘inverter’ a sua mente.
* Elabore as aulas invertidas com calma, crie seus próprios vídeos, busque conteúdos confiáveis que você possa compartilhar com os alunos.
* Não tenha medo da tecnologia, se arrisque, busque aprimorar seus conhecimentos.
* Oriente seus alunos sobre como podem aprender com vídeos, games, filmes e textos.
* No momento da aula, busque atividades práticas, envolva os alunos e permita a interação entre eles.
* Utilize os recursos tecnológicos a seu favor, explore o que os alunos sabem.

Não existe um modelo único a ser seguido de se inverter o ensino. O importante é que a experiência seja enriquecedora tanto para alunos quanto para professores. A Planneta oferece cursos de Formação de Educadores que orientam o desenvolvimento dessa proposta, inclusive com apresentação de recursos digitais essenciais para integrar tecnologia e aprendizagem.
Fica aqui o meu convite para que se arrisquem, invertam suas mentes e suas aulas e desfrutem de um modelo de ensino mais produtivo e significativo.

(*) Luciana Campos Souza é Orientadora Educacional da Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil (www.vitaebrasil.com.br); formada em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação e Tecnologia. Contato: .

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto