FIPT abre nona chamada para bolsas do Programa de Iniciação Tecnológica

A Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) está com inscrições abertas para a concessão de bolsas do programa de Iniciação Tecnológica dedicado aos alunos de ensino superior. Até o dia 28 de abril, serão recebidos projetos dos candidatos interessados e os 20 melhores serão selecionados para as bolsas de iniciação com auxílio de R$ 880 durante 12 meses. Os contratos poderão ser renovados por mais 12 meses, totalizando dois anos de estudos. As atividades de pesquisa começam no dia primeiro de junho.

Pelo regulamento, os projetos precisam indicar um orientador de uma instituição de ensino superior e um orientador do IPT, no caso, um pesquisador da área envolvida na pesquisa. A ideia é que eles trabalhem juntos com o aluno durante o período da bolsa. Os candidatos ainda precisam dispor de 20 horas semanais livres para a realização das atividades no Instituto e não podem ter mais de duas reprovações em disciplinas no seu curso de origem. As regras do programa ainda estipulam que cada projeto de pesquisa terá uma verba de bancada - isto é, recursos para uso nas atividades, tais como transportes, hospedagens e materiais de consumo - de R$ 1.200.

Os critérios de seleção serão a qualidade do projeto (coerência entre objetivos e métodos; aspecto inovador do projeto e proximidade com os objetivos do programa); a relevância do projeto quanto às linhas de atuação do IPT; o desempenho acadêmico do aluno; a experiência do orientador do IPT no tema do projeto, e a experiência do orientador da universidade no tema do projeto.

O programa Iniciação Tecnológica do IPT faz parte de um projeto de estímulo à formação de estudantes de nível superior em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de objetivar a capacitação de recursos humanos para contribuir com o setor produtivo.

Os formulários para inscrições poderão ser acessados diretamente na homepage da FIPT www.fipt.org.br e a entrega da documentação e do projeto de pesquisa deverá ser feita, pessoalmente, no Escritório IPT/FIPT localizado à avenida professor Almeida Prado, 532 – Prédio 11 – 1º andar – Sala Gestão do Termo de Cooperação IPT X FIPT - Butantã – São Paulo/SP.