Professor do Descomplica lista 10 filmes e séries para estudar biologia para Fuvest

Provas da segunda fase acontecerão dias 8 e 9 de janeiro

A cinco dias da segunda fase da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país, a bateria de estudos para o candidato que já conquistou a primeira vitória, passar da primeira fase, está em nível máximo e todas as ferramentas que possam ajudar a tornar essa rotina mais divertida são muito bem-vindas!

O professor de biologia e diretor pedagógico do Descomplica http://descomplica.com.br/ - maior plataforma online de educação do Brasil e que está com inscrições abertas para o Projeto Bixo SP - Rubens Oda selecionou filmes e séries para ajudar na preparação para a prova.

1. Orphan Black -
Nessa série, princípios da engenharia genética são discutidos com muita ação. Biologia sintética, que cria novas sequências de DNA em laboratório, e clonagem estão presentes em quase todos os episódios da série.

2. Pure Genius -
Para quem tem saudades de House, Pure Genius segue a mesma lógica de desvendar doenças raras. Nessa série, no entanto, tecnologia e medicina se juntam em prol do desenvolvimento de novos procedimentos.

3. Era do gelo -
Quem acha que o homem é o único responsável pela extinção das espécies deve ver esse filme. Mudanças climáticas globais, como as glaciações do pleistoceno, foram fortes agentes que, ao mesmo tempo, selecionaram os mais aptos e determinaram a perda de variabilidade por acaso (deriva gênica).

4. House
A aclamada série traz a experiência da equipe médica do hospital Princeton-Plainsboro, sob o comando do ácido Dr. House. A cada episódio, você verá várias animações de fisiologia e citologia. Aprenda sobre parasitoses, doenças degenerativas e é claro: Lúpus! Doença autoimune que é lembrada em quase todos os episódios!

5. Procurando Nemo
Se você nunca viu essa animação, aproveite! A forma como são apresentados os seres vivos do talassociclo (sim, assim que nós biólogos chamamos os oceanos!) é incrível. Entenda melhor sobre as cadeias alimentares aquáticas, os seres abissais e passe a falar em baleiês com seus pais!

6. Jurassic Park
Este clássico da ficção científica traz processos muito discutidos em sala de aula. Os limites éticos da clonagem e da transgenia, a extinção de espécies e mesmo a reprodução por partenogênese aparecem entre grunhidos dos velociraptors e do grande T-Rex.

7. Wall-E
Imagine a humanidade destruída pelo seu próprio lixo? Imagine uma população obesa e escrava das benesses da tecnologia? A animação Wall-E é uma grande crítica à sociedade moderna. Assista o filme, se divirta com Wall-E e E.V.A e repense suas práticas de consumo em busca do desenvolvimento sustentável.

8. Guerra Mundial - Z
Será que vírus poderiam transformar pessoas em zumbis? Difícil descrever como zumbis e biologia se relacionam sem dar spoiler deste filme! Assista a este filme repleto de ação, se assuste com os zumbis e entenda que estar doente pode ser a salvação para a fuga do apocalipse zumbi!

9. 2012
Já imaginou uma tempestade de neutrinos gerar um grande aquecimento global e o fim do mundo? Com certeza, a física mostra que tal narrativa é impossível, mas por outro lado, a crescente temperatura do planeta mostra que não estamos muito distantes desse destino. Assista ao filme e repense sobre as causas e consequências do agravamento do efeito estufa, um dos temas mais cobrados nos vestibulares e no ENEM.

10. Chernobyl - Sinta a radiação
Para terminar, vamos levar sustos? Este ano, o acidente nuclear ocorrido na Ucrânia completa 30 anos. Os efeitos da radiação nos seres vivos e no meio ambiente são sentidos até hoje na região. Agora, criar um monstrengo que devora pessoas somente no filme é possível! Use o filme para ver a paisagem inóspita encontrada na região e, entre um e outro susto, pense nos efeitos imediatos e em longo prazo da radiação no corpo humano.

Sobre o Descomplica:

Criado em 2010, pelo professor de Física Marco Fisbhen, o Descomplica é a maior plataforma online de educação do Brasil e reúne um experiente time de professores, oriundos das melhores instituições de ensino do país. Plataforma educacional que mais cresce no mundo - com 609%, de acordo com o Rocket Companies Report de 2013 -, o Descomplica possui mais de 28 mil vídeos com aulas diárias, cobrindo todos os conteúdos do Ensino Médio do nível mais básico até o mais avançado, de forma contextualizada e multidisciplinar; correção de redações. O Descomplica conta com uma audiência de cerca 49 milhões no segundo semestre de 2015 no site, além de mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagrame Twitter) e mais de 67 milhões de views no Youtube.