5 dicas para incluir na sua rotina de concurseiro

Hábitos de estudo podem garantir seu sucesso na hora da prova

Para fazer parte do seleto grupo de pessoas que alcançou a estabilidade na profissão, você precisará se dedicar e ter paciência. Mas alguns costumes podem te ajudar a conseguir mais rapidamente seu objetivo.

De 10 a 20% das pessoas inscritas já não comparecem à prova, isso sem contar aqueles que simplesmente não estudam. Dessa forma, a quantidade de concorrentes já cai bastante, e os seus adversários podem ficar para trás se você souber organizar sua rotina.

Cronograma

Inicie a sua trajetória desenvolvendo um cronograma de estudos e torne-o parte do seu dia a dia. Defina horários e vá trabalhando neles gradualmente, começando com 15 minutos e aumentando daí em diante. Lembre-se: mais importante do que a quantidade de horas gastas, é a qualidade do seu estudo, portanto, seja racional na hora de montar e não exija mais do que provavelmente poderá cumprir – isso evita frustrações.

Pausa não é procrastinação

Faça pausas e estude por menos tempo, mas mais vezes; isso aumentará o seu rendimento. A educadora americana Tracey Tokuhama-Espinosa destaca que é importante, até em sala de aula, mudar o assunto de 20 em 20 minutos para que a pessoa continue interessada e atenta. Siga essa dica e eleve a eficiência do seu cronograma.

Estude em casa com os benefícios presenciais

Alguns estudantes têm dificuldade em ter uma rotina em casa e escolhem realizar cursinhos presenciais para trocar ideias com outros estudantes, enquanto outra parcela prefere mil vezes o espaço residencial para se concentrar. Uma saída para esse empecilho é investir nos cursinhos online, que além de preparar e facilitar sua comunicação com os demais estudantes, ainda oferece a praticidade de ter o conteúdo em casa sem precisar se deslocar.

Foco

Mantenha sempre o foco, eliminando possíveis distrações, como celulares ou computadores. Como o ser humano sofre muitas intervenções durante o dia, temos a tendência de sermos mais dispersos com o passar do tempo. Procure um lugar calmo e silencioso para estabelecer seu canto, peça para sua família não incomodar e procure sempre realizar seus estudos no mesmo lugar para reforçar o hábito.

Alimentar-se bem é fundamental

Alimente-se bem, mas evite comer exageradamente ou alimentos muito pesados. Escolha frutas, essa opção vai te ajudar a se manter saciado e com energia para as atividades. Tenha sempre uma garrafa de água por perto para garantir sua hidratação e a oxigenação do cérebro.