Finalistas do desafio John Deere apresentam projetos

• Escrito por  Grupo CDI - Comunicação e Marketing
  • Publicado em Educação

Estudantes apresentam projetos em Indaiatuba (SP) Estudantes apresentam projetos em Indaiatuba (SP)

Estudantes foram recebidos no Escritório Regional da companhia

Em agosto, durante o Workshop Interativo da USP, realizado em São Paulo (SP), a John Deere criou um desafio em parceria com a consultoria Ideation Challenges. Foram recebidos 30 projetos com propostas para solucionar a seguinte questão: Como educação, tecnologia e inovação podem contribuir para atrair e reter as pessoas nas zonas rurais?

Todos foram avaliados e oito pré-selecionados para apresentação virtual. Os quesitos considerados foram apresentação, criatividade da proposta, possibilidade de implementação e investimento.Nesta terça-feira (20), quatro projetos finalistas foram apresentados no Escritório Regional da John Deere, em Indaiatuba (SP). Durante a apresentação, estiveram presentes representantes da diretoria da empresa.

Paulo Herrmann, presidente da John Deere, reforçou a importância da iniciativa.“Estamos vivendo um momento onde novas profissões estão surgindo. A oportunidade está no anticiclo (enquanto todo mundo está indo para uma direção, tomar a decisão de ir para outra), e os jovens precisam descobrir mundos novos, como o do campo, onde há muitas oportunidades de fazer diferente e se realizar profissionalmente e como pessoa”, ressaltou Herrmann.

O projeto foi liderado pela área de relacionamento com Universidades e contou com a participação de estudantes da UFSCar, de Sorocaba (SP), Unesp, de Tupã (SP), USP, de Ribeirão Preto (SP) e da Faculdade Católica do Tocantins oriundos dos cursos de Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção. “Ficamos muitos felizes com a participação e qualidade dos projetos recebidos, com abordagens inovadoras e soluções criativas para transformar as zonas rurais em locais atrativos para trabalhar e viver”, disse Candice Sega, supervisora de Relações com Universidades da John Deere.

Os temas apresentados foram: Educação para redefinir, Inovação e Tecnologia para cumprir, por Daniel Idra, Enzo Sbragia, Karina Nomelini Bozzo, Leonardo Romano (USP, Projeto Piloto para Indaiatuba, Elias Fausto e Monte Mor por Gustavo Consorte, Ana Luiza Murakami e Larissa Soares (UFsCar), Vila Rural de Inovação, Educação e Pesquisa, por Thalison Renan da Silva Gil (FACTO) e Programa de Desenvolvimento de Liderança Rural, por Alice Ayako Maruyama e Ana Maria Zechmann (Unesp).

Sobre a oportunidade de participar do Desafio, a estudante Ana Zechmann da Unesp comentou: “Foi muito motivador, pois, até então, não conhecia o assunto (mundo rural). E então comecei a pesquisar e achei muito interessante. Li muito artigos a respeito e achei tudo apaixonante”.

Já o estudante Gustavo Consorte da UFSCar, ressaltou que a experiência foi motivadora. “Ver que existem empresas como a John Deere, que aborda temas como este, mostra que além de sustentabilidade financeira, também é importante se preocupar com questões que atingem a sociedade de uma forma geral”.Após a apresentação, os participantes visitaram o Centro de Distribuição de Peças, o Centro de Treinamento e a fábrica da divisão de Construção.

Campus Party – Com a visão no futuro e entendendo que as novas gerações têm a colaborar para o trabalho na produção de alimentos, a John Deere participará da 10ª edição da Campus Party, que acontece de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Em 2017, a Campus Party comemora dez anos no País, cuja essência é reunir fãs de inovação, criatividade, ciência, engenharia, robótica, empreendedorismo, entretenimento e cultura digital para literalmente acampar juntos em seis dias de evento.

“Talvez o maior desafio da humanidade daqui por diante seja a necessidade de produção de alimentos em escala global. E esse desafio só será superado por meio de muita inovação e alta tecnologia na cadeia produtiva. Queremos incentivar esse debate, quebrar barreiras, compartilhar conhecimento, mostrar ao público o quanto já conquistamos em desenvolvimento tecnológico e avanço da ciência no campo. Ao mesmo tempo, certamente também aprenderemos muito com os campuseiros. Afinal, é um ambiente com mentes altamente criativas, interessadas em seguir juntos nessa jornada”, comenta Guilherme Sierra, gerente de Comunicação Corporativa da John Deere para a América Latina.

www.facebook.com/JohnDeere
witter.com/JohnDeereBrasil