TOKIO MARINE SEGURADORA

Educação híbrida: quando a lousa vira a tela do Smartphone

Diante de um ambiente em constante mutação, o mercado e a sociedade como um todo exigem uma nova postura das instituições de ensino. Vivenciamos um período em que tudo muda o tempo todo, onde as tecnologias criaram uma ampliação do espaço no qual recebemos milhares de informações. Nesse cenário, ficou cada vez mais difícil gerir o tempo, ou melhor, arranjar tempo.

Há três anos, o futurista Michell Zappa divulgou um infográfico que indicava 2016 como o marco de avanços no ensino, com salas de aula digitalizadas, além da disseminação da informação em qualquer lugar, não só na escola. As previsões foram confirmadas e o mercado da educação superior privada no Brasil, que já soma 5 milhões de alunos, está se consolidando cada vez mais como um modelo híbrido de ensino, ou seja, uma mistura de elementos de aulas presenciais e a distância.

Com base nesse formato, as aulas são mais dinâmicas, acessíveis e flexíveis aos alunos, pois eles podem escolher onde e quando querem aprender. Percebemos, por meio dos números, que a transformação do ambiente de aprendizagem já é uma realidade: de 2014 para 2015, 51% das instituições aumentaram os recursos destinados à melhoria e implementação do ensino a distância, de acordo com os dados do Censo EAD Brasil. Isso significa um aumento de demanda dos cursos online pela nova geração que já nasceu em um ambiente totalmente digital e que considera tempo, dinheiro.

É preciso acompanhar essa evolução diariamente e entregar ao aluno um conteúdo de qualidade que não difere da formação presencial. No entanto, ele também tem responsabilidade em relação ao desenvolvimento deste formato, para que, dessa forma, a sociedade como um todo não faça mais distinção entre o ambiente físico e online. A escolha sobre cursar semestres na modalidade presencial ou à distância pode e deve ser do próprio acadêmico.

Luciano Blumentritt, diretor da Estácio RS

 

 

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo