Pós-doutorando credenciado como pesquisador em museu dos EUA

Pesquisador atua em estudos sobre biodiversidade e evolução de peixes de água doce

O biólogo Bruno Francelino de Melo, pós-doutorando do Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi credenciado como pesquisador colaborador no Departamento de Zoologia de Vertebrados do National Museum of Natural History, Smithsonian Institution, em Washington, DC, nos Estados Unidos.

Para ele, essa conquista, fruto de trabalhos desenvolvidos durante sua formação acadêmica, possibilitará expansão dos estudos que tem realizado.

“Fiquei muito honrado por esse reconhecimento feito pelo Smithsonian. É resultado de anos de trabalho e isso estreita ainda mais nossa rede de colaboração que ainda envolve outros pesquisadores. Isso nos motiva ainda mais a continuar desenvolvendo pesquisas nessa linha”, comenta Melo.

O pesquisador explica também que as pesquisas realizadas em parceria entre as instituições são aplicadas à biodiversidade e relação evolutiva de peixes de água-doce sul-americanos.

Os estudos envolvem descrição de novas espécies, detecção de espécies crípticas, filogenias moleculares e estudos genéticos e evolutivos.

Melo cursou mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) no IB e foi orientado pelo professor Claudio de Oliveira, do Departamento de Morfologia.