Qualificação cultural e profissional definem o projeto Transversalidades

Através de oficinas de artesanato e literatura, Transversalidades, atende jovens e idosos em cidades carentes da região centro-oeste

O projeto Transversalidades visa investir na qualificação do repertório artístico, cultural e empreendedor de crianças, adolescentes, jovens e idosos, residentes em Águas Lindas-GO, Estrutural-DF e Ceilândia-DF, promovendo uma relação intergeracional e valorizando a arte/cultura como alternativa para mudança positiva dessas cidades.

A proposta reproduz o conhecimento, por meio de oficinas de artesanato e literatura, valorizando o protagonismo da educação popular e dos saberes dos idosos. As comunidades de Águas Lindas, Estrutural e Ceilândia recebem ainda atividades em espaços solidários e democráticos, muitas vezes ociosos e subutilizados. Transversalidades pretende promover qualidade de vida de crianças/jovens e valorizar a promoção da saúde de idosos.

Nos encontros, há debates literários, falando sobre vida e obra de escritores clássicos e contemporâneos juntamente com arte-educadores que desenvolvem oficinas de peças artesanais. Os participantes, com auxílio de oficineiros, aprendem técnicas para fabricação de miniaturas de escritores clássicos ou de seus personagens mais conhecidos (Toy Arts).

Assim, em uma oficina sobre Machado de Assis, por exemplo, os participantes conhecem um pouco de sua vida/obra e podem construir a personagem Capitu, do romance Dom Casmurro, valorizando a figura feminina e a questão do gênero. Já na oficina com miniaturas do livro O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, trata-se de igualdade racial.

Competências criativas e inovadoras são desenvolvidas. A qualificação de jovens e idosos artistas com fins para criação de peças artesanais, baseadas nos personagens de romances de ficção, voltados para a geração de renda, causa impacto social e cultural relevante, por criar possibilidades para a juventude e para a terceira idade, cujas demandas de trabalho e educação são urgentes, em especial em cidades vulneráveis socialmente.

Nas atividades de Ceilândia e Estrutural, o Transversalidades tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Essas atividades acontecem desde setembro de 2015.

Onde e quando o projeto Transversalidades acontece?*

Praça CEU

Águas Lindas de Goiás-GO

Aos sábados (verifique agenda nas postagens do blog)

Estrutural-DF

Associação São Francisco de Assis (ASFA)

Aos domingos (verifique agenda nas postagens do blog)

Ceilândia-DF

Na biblioteca do CEF 13

Durante a semana (verifique agenda nas postagens do blog)

*Os locais e horários podem sofrer alteração.

Blog: http://culturadigital.br/transversalidades