A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Descontinuação De Emissor De Nota Fiscal Movimenta O Comércio Exterior

A Bysoft, especialista em soluções para o comércio exterior, avalia o cenário atual do mercado frente à mudança anunciada pelo SEFAZ e sinaliza pontos de atenção para que as empresas aproveitem a migração e aprimorem a gestão de seus processos

Conforme informativo da Secretaria da Fazenda, a partir de janeiro desse ano os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento do Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados. Os softwares que antes eram providos pelo governo não serão mais atualizados, e isso significa que mudanças no layout e novas exigências do Fisco para esses documentos ficarão por conta do próprio emissor das notas. Essa decisão foi tomada a partir de uma pesquisa feita pelo próprio Fisco que constatou que a maioria dos contribuintes – 92,2% das NF-e geradas por empresas - não utilizavam o emissor gratuito, e sim, soluções próprias ou terceirizadas de forma integrada aos seus sistemas. Os emissores apresentados em 2006 surgiram meio a um processo de informatização de documentos fiscais e envio online, algo que se fortaleceu nos últimos anos.

Segundo Ricardo José Estevam, Diretor de Negócios da Bysoft, companhia especializada em soluções para o comércio exterior, o mercado recebeu a notícia da descontinuação do emissor com preocupação, já que mesmo que a pesquisa do Fisco tenha mostrado que muitas organizações não utilizassem o sistema do governo, as micro e pequenas empresas que trabalham com importação e exportação ainda dependiam do software gratuito. Para companhias desse porte é essencial encontrar uma solução que atenda às mesmas funcionalidades do emissor afim de que possam continuar suas operações em conformidade com a legislação brasileira.

Essa mudança representa uma interessante oportunidade para empresas fornecedoras de soluções de tecnologia. A Bysoft, que é referência no comércio exterior, entende que o acompanhamento das exigências do Fisco e consequente adaptação dos documentos emitidos é essencial para o funcionamento e sucesso das empresas, sinalizando um diferencial competitivo no mercado brasileiro.

A migração do emissor gratuito para um novo sistema deve ser feito com alguns pontos de atenção: “para começar é importante verificar a validade do certificado digital e se possível contratar o certificado digital A1, uma vez que a maioria dos sistemas que operam na nuvem têm suporte a esse tipo de documento”, pontua Estevam. “Antes de configurar o novo sistema, faça levantamentos a respeito dos principais usos de Notas Fiscais que sua empresa emite, do estoque e custo médio das mercadorias, assim como uma lista dos clientes ativos e seus e-mails para onde serão enviadas as Notas Fiscais”, sinaliza o executivo.

Fiéis à premissa de oferecer soluções e produtos que agilizam processos, reduzam custo e tragam resultados para os mais de 40 mil usuários de seus produtos, a Bysoft possui em seu portfólio soluções com, não apenas as funcionalidades do emissor gratuito, mas também outros importantes benefícios. Especializado para processos de comércio exterior, o SMARTER contribui para integrar e facilitar a gestão de rotinas na empresa, alinhando as exigências e demandas fiscais a fim de reduzir custos e aumentar a produtividade. “Além disso, a solução opera na nuvem, podendo ser acessada de qualquer lugar com internet ativa”, comenta o Diretor de Negócios da Bysoft. O i-NF-e é outra solução 100% web que atua de forma integrada ao i-Broker e é desenvolvido na linguagem nativa do sistema da linha i-Global, plataformas oferecidas pela empresa.

Desde o anúncio da descontinuação do emissor, a Bysoft notou um aumento na procura de soluções especialistas como o SMARTER. “Acreditamos que migrar para uma nova solução é uma oportunidade para que as companhias de todos os portes revejam seus processos e rotinas do comércio exterior a fim de aprimorar sua gestão. Com o SMARTER, por exemplo, por ser na nuvem, a empresa não precisa mais se preocupar com o sumiço das informações, como acontece com o software gratuito”, finaliza Estevam.

Sobre a Bysoft

A Bysoft é uma empresa especializada em soluções para o gerenciamento de processos de comércio exterior. Sempre visando a qualidade e a melhoria contínua de seus serviços, desenvolve, aplica e oferece soluções inovadoras que auxiliam empresas ligadas ao comércio exterior a simplificar seu mundo, agilizando processos, reduzindo custos e melhorando os resultados de mais de 40.000 usuários. Com um modelo de entrega SaaS (software como serviço) e com sua marca registrada I-Global®, a Bysoft ajuda diariamente na otimização e operação das comissárias de despachos, agentes de carga, importadores, exportadores, tradings companies, transportadoras, armazéns, entre outros intervenientes da cadeia logística.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo