A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA

  • Escrito por  Lima de Souza
  • Publicado em Economia
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Na década passada houve uma enorme oportunidade de nós brasileiros fortalecermos as reservas financeiras, construindo poupança e de quebra alavancando a poupança interna do país, entretanto, os recursos ganhos foram utilizados basicamente para aquisição de bens e lazer. Segundo o coach e consultor de planejamento financeiro Albano Gonçalves, cita que em maio de 2004, respondeu na Revista Caderno de Seguros uma severa crítica publicada na Revista Pró-Teste que apresentou uma matéria intitulada: “Títulos de Capitalização Fuja desta Armadilha”. Não é simples o entendimento de que a capitalização é  uma ferramenta voltada a construção de poupança futura. O título foi idealizado há mais de 150 anos e é muito provável que o sucesso que ocorreu na França tenha se espalhado (como conceito de poupança) por boa parte da Europa. Hoje por uma questão mercadológica, os títulos são de pagamento único e utilizados na sua grande maioria para garantia de caução e substituição de fiadores nos contratos de locação de imóveis.

O perfil do consumidor mudou e na atualidade a previdência complementar vem sendo o instrumento de formação de reservas de longo prazo apreciado pelos brasileiros, já que tem um forte apelo devido há dois fatores: primeiro, o caótico sistema de previdência oficial, aliado ao baixo conhecimento do consumidor em investir seus recursos diretamente em investimentos como, por exemplo, a renda variável (ações). Basta lembrar aqueles poupadores que possuíam ações da Petrobrás em 2007, passados 10 anos contabilizam enormes perdas financeiras. As reservas em previdência privada aumentaram, todavia, estão aquém das necessidades básicas de geração de renda futura, ora porque alguns contrataram produtos com altas taxas de carregamento/administração ou porque a contribuição e/ou tempo de acumulação serão insuficientes para gerar renda ideal de aposentadoria privada, por esta razão ao planejar sua aposentadoria complementar faça com um especialista, ressalta Albano Gonçalves.

Outra questão que merece destaque é, o crescimento da proteção financeira das famílias e indivíduos através de um seguro de pessoas. Há inúmeras formas e modalidades destes seguros, como: perda de renda para profissionais liberais, majoração para aquelas profissões onde havendo a perda de um membro como, por exemplo, as mãos, o profissional perde sua capacidade laborativa, são casos como de: dentistas e cirurgiões. Qual o perfil atual dos consumidores de seguros? Basicamente aqueles que possuem filhos menores, pessoas que dependam economicamente de outras já que precisarão de uma apólice para garantir a continuidade financeira dos recursos caso o provedor venha a faltar, também aqueles que moram sozinhos já que necessitam principalmente coberturas para invalidez. A preocupação dos consumidores de baixa renda é a questão do funeral, para estes indivíduos o importante é “deixar o enterro pago”. A cobertura do funeral contempla praticamente todos os seguros de vida e há também benefícios em vida, como sorteios e descontos para segurados em: farmácias, clubes, hotéis etc.

Os ramos de: seguros, capitalização e previdência terão um papel cada vez mais relevante na vida dos brasileiros no tocante a elaboração de produtos e serviços voltados para a construção do hábito da poupança, proteção financeira das famílias e planejamento financeiros dos indivíduos (estes são os fundamentos da educação financeira), conclui o educador financeiro.

Albano Costa Gonçalves

- Educador e coach financeiro;
- Contabilista com especialização em finanças;
- Consultor de seguros e planejamento financeiro;
- Diretor da AVR Plus Assessoria e Cor. Seguros.

email:
Site: www.albanoseguros.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo