A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mármore ou granito? Saiba como escolher

  • Escrito por  Bianca Santos
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Consideradas atemporais, as rochas têm características e aplicações diferentes, que devem ser consideradas ao escolher conforme o ambiente e o estilo

Usados ao longo dos séculos como materiais que caem bem em qualquer estilo, o mármore e o granito garantem elegância e personalizam os ambientes. Além da beleza, a resistência e durabilidade das pedras são as principais qualidades que as colocam entre as favoritas no quesito acabamento. Saber qual é a melhor opção e, principalmente, em que áreas a utilização é mais recomendada, são as principais dúvidas que surgem ao decorar ou renovar um espaço.

Para escolher entre mármore ou granito, é essencial saber as características, usos indicados e aplicações de cada material. De acordo com as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, a cor, os desenhos e as nuances diferenciam o granito do mármore. “Essas diferenças influenciam as aplicações de cada tipo de pedra. Com relação ao visual, o granito é mais mesclado, enquanto a coloração do mármore é mais uniforme, o que pode interferir nas composições com outros materiais”, explica Erika.

Segundo as arquitetas, o valor do investimento, a estética e os acabamentos são os principais critérios ao escolher um tipo de rocha. O mercado oferece diversas opções de mármores ou granitos, alguns com aparência mais neutra e outros com cores mais vivas, o que muitas vezes acaba gerando dúvida sobre qual deles compor com o restante da decoração. “Essas decisões dependem das necessidades e estilos de cada cliente. Normalmente as cores neutras são utilizadas para pessoas clássicas e discretas, ao contrário das cores chamativas, que podem ser usadas para um público mais ousado e em ambientes pouco frequentados, como o lavabo de uma residência,” comenta Thalita.

Com experiência no setor há 30 anos, o diretor técnico do Studio Carrara, Paulo Dvulhatka, explica em que situações o mármore e o granito são mais indicados. “Por ser mais poroso, o mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos, exceto na cozinha, já que absorve gordura. O granito, mais resistente, pode ser usado tanto em áreas externas como em cozinhas e banheiros”, recomenda.

De acordo com o diretor comercial do Studio Carrara, Joaquim Guimarães, a limpeza e manutenção das pedras são fundamentais para garantir a conservação do material, e por isso alguns cuidados devem ser tomados. “Não se devem aplicar produtos corrosivos, porque podem danificar tanto o mármore como o granito. A limpeza requer apenas um pano úmido e, se for necessário utilizar detergente, sempre utilizar o neutro. Os cuidados na limpeza garantem maior durabilidade e beleza das pedras”, aconselha Joaquim.

Sobre a EFTM Arquitetura:

Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo