Mercur apoia o projeto Selo Origens Brasil®

• Escrito por  Sing Comunicação de Resultados
  • Publicado em Demais

O lançamento oficial do selo faz parte de um conjunto de iniciativas que visam conectar produtores com compradores e consumidores finais, dando transparência as formas de como um produto ou uma empresa podem contribuir para a conservação de um território de diversidade socioambiental

O Selo Origens Brasil®, lançado no dia 22 de março, tem como propósito dar mais transparência às cadeias de produtos da floresta e ajudar os consumidores a identificarem empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como o Xingu.

Os produtos que recebem o selo atestam que foram produzidos pelas populações tradicionais e povos indígenas destes territórios, comprovado através de um sistema de rastreabilidade que garante sua origem. Além disso, o selo atesta que as relações comerciais entre as empresas e estas comunidades tradicionais, são construídas a partir do diálogo equilibrado e transparente entre quem produz e quem compra e são pautadas no uso responsável dos recursos e no respeito à diversidade dos modos de vida tradicional.

Para dar visibilidade a todas estas informações, foi criada uma plataforma virtual, que pode ser acessada através do site www.origensbrasil.org.br.

“O Selo Origens Brasil® oferece a possibilidade de contar as histórias destas pessoas, disseminando seus valores e práticas fundamentais. Há uma conexão entre o projeto e o Selo Origens Brasil®, dentre outras questões, pela intenção de valorizar o patrimônio cultural e a diversidade socioambiental”, declara Jorge Hoelzel, diretor e presidente da Mercur.

A Mercur, por desenvolver, desde 2010, o projeto Borracha Natural, dedicado a estabelecer um modelo de comercialização diferenciado entre a empresa e as comunidades extrativistas do Pará é uma empresa apoiadora do selo.

“Entendemos a importância de dar visibilidade ao trabalho dessas comunidades, esperando com isso ampliar a capacidade de construção de práticas e desenvolvimento de novas parcerias que contribuam com a proposta do projeto Borracha Natural”, acrescenta Hoelzel.

A empresa vem construindo passo a passo, um relacionamento com estas comunidades no intuito de resgatar um passivo histórico e viabilizar uma (re)construção da cadeia sustentável da borracha - com base em modelos de negócio inovadores que promovam condições sustentáveis de produção florestal. Ao mesmo tempo, que contribuam para a preservação da cultura e para o desenvolvimento das comunidades extrativistas.

Com isso, a Mercur pretende participar do esforço de retomada da produção e comercialização de borracha da floresta Amazônica, permitindo que as populações extrativistas continuem a desempenhar o papel de vigilantes da floresta, tão importante para a vida no planeta.

Sobre a Mercur:

A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis e que indiquem novos patamares de uso, criando facilidade que possam se traduzir em produtos, serviços ou novos modelos de comercialização. Atualmente a empresa conta com cerca de 700 colaboradores, com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde, como borrachas de apagar, bolas de exercício, bolsas térmicas, muletas e etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.