TOKIO MARINE SEGURADORA

Relatório do Greenpeace alerta supermercados sobre modelos de gestão de sustentabilidade

  • Escrito por  Scritta
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

O Greenpeace publicou recentemente o relatório Carne ao Molho Madeira, no qual analisa as políticas de compra de carne bovina por parte das sete maiores redes varejistas do Brasil. O diagnóstico é assustador. Nenhuma das empresas atingiu o patamar verde, que corresponde a um percentual acima de 70% e mensura a garantia de segurança contra alimentos contaminados, desmatamento e violência no campo.

“Isto quer dizer que quase toda carne adquirida em supermercados vai parar nas mesas dos brasileiros sem qualquer transparência sobre a origem destes produtos”, adverte Mauro Ambrósio, sócio da área de sustentabilidade da BDO, uma das Big 5 do setor de auditoria e consultoria do país.

O documento reforça a importância de se colocar em prática programas de auditoria e gestão de sustentabilidade nas empresas. “O consumidor tem cada vez mais valorizado as marcas que assumem um compromisso de oferecer um produto com certificação de qualidade. Por isso, é urgente que todos os envolvidos na cadeia produtiva se preocupem mais com seus fornecedores, o que permitirá agregar valor à cadeia produtiva desde o pasto até a gôndola”, comenta Ambrósio.

O Greenpeace apela para que os supermercados assumam um compromisso público de comprar e vender somente carne livre de desmatamento, além de apoiar e fornecer ferramentas para os frigoríficos que ainda não se comprometeram com o Desmatamento Zero. Outra recomendação é divulgar os resultados de uma auditoria anual e independente, que comprove a eficiência do seu sistema para checar o cumprimento dos critérios socioambientais de seus fornecedores.

A BDO faz a auditoria de dois dos maiores frigoríficos assinantes do Pacto de Desmatamento Zero do Greenpeace, a JBS e a Minerva, por meio da verificação de toda a documentação e acompanhamento in loco quando necessário. “O objetivo é assegurar que a empresa segue todos os procedimentos constantes no Termo de Referência assinado entre as partes”, explica Ambrósio.

Se quiser desenvolver pauta, contatar Ana Claudia Nagao () ou Aline Zuliani (): 11/5561-6650 ou 11/3588-6650

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo