A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mar de Culturas aborda a história e a importância do Rio São Francisco na formação da identidade brasileira

  • Escrito por  Melina Nascimento
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

No dia 17 de março, o “Velho Chico” será tema de bate-papo no Quiosque da Globo com a presença da jornalista Cristina Aragão, do ator Chico Diaz, do autor-roteirista da nova novela das 9 Bruno Luperi e de Beto Mesquita, membro da Conservação Internacional, para uma edição especial do projeto

De sua nascente em Minas Gerais até os outros quatro estados por onde passa, o rio São Francisco revela tradições culturais que contribuem com a formação da identidade do país. Para falar sobre este ícone natural brasileiro, a Globo – acompanhando o lançamento da novela “Velho Chico” – promove no dia 17 de março, a partir das 18h, um bate-papo no Quiosque da Globo, em Copacabana, sobre as questões ambientais e culturais que permeiam o rio São Francisco.

Cristina Aragão, mediadora do bate-papo, conhece bem a região. Junto ao repórter cinematográfico Sandiego Fernandes, a jornalista percorreu mais de 1.500 km nos estados de Alagoas e Pernambuco para gravar o “Globonews Documento” sobre o rio São Francisco. No caminho, eles encontraram a equipe de “Velho Chico” e acompanharam os bastidores das filmagens da novela. Bruno Barbosa Luperi – que é autor da produção ao lado de sua mãe, Edmara Barbosa – também participa do debate e fala sobre a importância da abordagem sustentável na trama. Na pele de Belmiro, o ator Chico Diaz vai falar sobre seu personagem no folhetim, um homem esperançoso e teimoso em desacreditar na seca do sertão.

Com o objetivo de ampliar o alcance de temas relacionados à sustentabilidade entre o grande público, a Globo selou uma parceria inédita com a organização ambiental Conservação Internacional, que fará a colaboração técnica de conteúdo para a trama, e convida Beto Mesquita, membro da CI-Brasil, para falar sobre o trabalho que será feito em conjunto com a emissora.

Em caso de chuva o evento poderá ser cancelado

Sobre o Mar de Culturas:

Desde sua estreia, em novembro de 2014, o Mar de Culturas já recebeu diversos convidados para discutir temas atuais, que refletem o cotidiano do Rio e do Grande Rio.

· Jessé Andarilho (escritor) e Numa Ciro (atriz, cantora, compositora e psicanalista) - “Literatura em trânsito”;

· Binho Cultura (escritor e produtor) e Écio Salles (pesquisador) – “Literatura nas periferias”;

· Marcus Faustini (ator, diretor e escritor) e Heloisa Buarque de Hollanda (pesquisadora e escritora) - “Periferia é Centro? A reorganização geográfica da cidade”;

· Pedro Bial (jornalista) e Aderaldo Luciano (músico e poeta) - “A poesia popular: verso ou reverso?”;

· Antonio Leal e Cavi Borges – “Curta Rio – mais do que um debate, um estímulo à produção de curtas-metragens”;

· Marquinhos de Oswaldo Cruz (sambista) e Milton Cunha (carnavalesco) – “Rio de Samba – Um papo de bambas”;

· Xico Sá, Elaine Marcelina e Julia Michaels – “A Mulher na Cultura Contemporânea”;

· Luciana Savaget, Luciana Sandroni e Anna Claudia Ramos – “A Literatura Infanto e Juvenil”;

· Jackson Antunes, Junior Perim e Karla Concá – “Malabares Cultural –Difusão das artes circenses”;

· Ana Botafogo, Michel Cordeiro e Silvia Soter - “Dança Clássica e Dança Urbana: um diálogo possível?”;

· Marcos Caruso, Veríssimo Junior, Reinaldo Sant' ana e Carmem Mello – “O teatro em diferentes contextos sociais”;

· DJ Marlboro, Mateus Aragão e Mc Leonardo – “Funk, Identidade e Território”;

· Cristina Aragão, Adriana Falcão, Luis Miranda e Aurélio Mesquita – “O Sertão vai virar Mar: a cultura nordestina e suas influências”;

· Mara Luquet e Eduardo Moreira – “Xô crise: como superar os riscos e aproveitar as oportunidades";

· Flavio Fachel, Alexandre Chieppe e Denise Valle – “Zika Vírus – o que você precisa saber”;

· Aline Sardinha, Fernando Gomes Pinto e Marcos Cavalcanti – “Ansiedade: como aprender a lidar com ela”.

Serviço:

Mar de Culturas – Especial Velho Chico

Data: 17 de março, quinta-feira

Horário: 18h às 19h

Local: Quiosque da Globo (altura da Miguel Lemos)

Convidados: Chico Diaz, Cristina Aragão, Bruno Barbosa Luperi e Beto Mesquita

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo