Última semana para o público votar no Prêmio Governador do Estado para a Cultura

• Escrito por  Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
  • Publicado em Demais

São 45 concorrentes em categorias como cinema, música, teatro e artes visuais; público poderá votar até dia 19 de março no site www.premiogovernador.sp.gov.br

Termina no dia 19 de março, próximo sábado, o período de votação para o Prêmio Governador do Estado para a Cultura de 2015, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A lista e os perfis dos finalistas estão disponíveis no site www.premiogovernador.sp.gov.br e o público pode votar em seus grupos, artistas e instituições favoritos com apenas um clique. Os vencedores serão anunciados em cerimônia oficial, no Theatro São Pedro, dia 21 de março às 20h00.

Criado como uma forma de valorização e incentivo à produção cultural paulista, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura conta com nove categorias: arte para crianças, artes visuais, cinema, circo, dança, música, teatro, territórios culturais e instituições culturais, além do Destaque Cultural do Ano. Os finalistas foram escolhidos não apenas em função de trabalhos importantes realizados ao longo de 2015, mas também por sua trajetória no segmento artístico.

A premiação oferece um total de R$ 580 mil aos vencedores – uma das maiores do país no segmento cultural. Para cada uma das categorias contempladas, serão anunciados dois vencedores: um escolhido pelo voto popular e outro pelo júri especializado. Ambos receberão um troféu exclusivo, confeccionado pelo artista Paulo Monteiro, sendo que os vencedores eleitos pelo júri especializado (exceto a categoria “instituições culturais”) ganharão também premiação em dinheiro, no valor individual de R$ 60 mil.

Destaque Cultural

Escolhido por uma comissão especializada, o “Destaque Cultural” de 2015 é Antunes Filho,considerado um dos maiores diretores brasileiros de teatro de todos os tempos. Antunes também é responsável pelo Centro de Pesquisa Teatral do SESC São Paulo e por espetáculos como Macunaíma (que resultou, mais tarde, na criação do Grupo de Teatro Macunaíma) e pelo desenvolvimento de um método de atuação que valoriza a autonomia do intérprete. O diretor receberá homenagem e troféu em cerimônia no dia 21 de março, no Theatro São Pedro, em São Paulo, onde a peça “Macunaíma”, adaptação da obra de Mário de Andrade, dirigida por ele, foi encenada pela primeira vez. O Destaque Cultural recebe além do troféu criado com exclusividade para o Prêmio, o valor de R$ 100 mil.

Nas edições anteriores do Prêmio Governador do Estado para a Cultura, o Destaque Cultural foi para Paulo Bomfim (2014), Tomie Ohtake (2013), Antonio Candido (2012), Renata de Almeida (2011) e Nydia Licia (2010).

Troféu

Confeccionado pelo artista Paulo Monteiro, o troféu para o Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2015 foi criado a partir de seu significado enquanto objeto: “Imaginei algo que fosse tátil e que, portanto, pudesse ser carregado facilmente. A ideia da marca da mão, que supostamente o carrega, ganha mais significado no momento em que o objeto se torna a ponte entre o meu trabalho - ou a minha mão – e a mão do premiado que o carregará”, explica Monteiro. A cada edição, um artista é convidado para criar o troféu exclusivo.

Histórico

Criado na década de 1950, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura foi um dos mais prestigiados e concorridos na época de seu lançamento, tanto pelo reconhecimento que oferecia aos artistas quanto pela quantia em dinheiro que destinava aos vencedores. Inicialmente dedicada apenas ao Teatro, a premiação oferecia, em 1957, 500 mil cruzeiros, atualmente equivalentes a R$ 150 mil.

Um dos primeiros vencedores foi o ator e diretor Sérgio Cardoso (1925-1972) – que dá nome a um dos teatros mais importantes da capital paulista –, ao lado de sua esposa, Nydia Licia (1926-2015). Nas décadas seguintes, o prêmio reconheceu grandes nomes do teatro brasileiro, tais como Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Eliane Giardini, Juca de Oliveira e Stênio Garcia.

Em meados dos anos 1980, a premiação foi interrompida. Retomada pela Secretaria da Cultura do Estado em 2010, passou a agregar novas categorias – cinema, música, dança, circo, entre outras.

Finalistas – Prêmio Governador do Estado para a Cultura (perfis dos finalistas disponível em www.premiogovernador.sp.gov.br)

ARTE PARA CRIANÇAS

CARLA CANDIOTTO

KATIA CANTON

KIKO MISTRORIGO E CELIA CATUNDA

PROJETO BUZUM!

SÉRIE APRENDIZ DE MAESTRO

ARTES VISUAIS

EDGARD DE SOUZA

ESTER GRINSPUM

EVANDRO CARLOS JARDIM

GERTY SARUÊ

LEDA CATUNDA

CINEMA

ANNA MUYLAERT pelo filme Que horas ela volta?

CARLOS NADER pelo filme Homem comum

CHICO TEIXEIRA pelo filme Ausência