Na Fiesp, Ministério das Cidades discute medidas para combater Aedes Aegypti

• Escrito por  Anne Caroline Charbel
  • Publicado em Demais

Durante workshop, ações de controle do mosquito que envolvem políticas públicas de saúde e saneamento básico serão apresentadas

O mosquito Aedes Aegypti é um eficiente transmissor de doenças ao redor do mundo. Depois da dengue, que no ano passado afetou mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, agora também está sendo responsável por transmitir mais duas doenças, chikungunya e zika. Mas por que esse mosquito se tornou uma ameaça tão grande e quais os fatores que o tornam mais perigoso, disseminado e difícil de ser erradicado? Isso é o que será discutido no Workshop Falta de Saneamento: Deu Zika, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 15/3, das 9h às 12h30, na sede da entidade.

A falta de saneamento afeta a saúde pública e é o ponto de partida para a proliferação de doença. O abastecimento irregular de água, esgotos a céu aberto e a incorreta destinação dos resíduos sólidos são ideais para a procriação do mosquito Aedes Aegypti. Este workshop tem o objetivo de discutir as ações de controle do mosquito que envolvem políticas públicas de saúde e saneamento básico.

Para discutir sobre o tema, o encontro será moderado por João Jorge, diretor da divisão de saneamento básico da Fiesp e contará com as participações de Johnny Ferreira dos Santos, diretor do departamento de água e esgotos do Ministério das Cidades, Édson Carlos, presidente executivo do Trata Brasil (a confirmar), Erminia Maricato, professora Dra. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP), Delsio Natal, Professor Dr. do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (USP).

O número de caso de dengue no início de 2016 foi 46% maior se comparado ao mesmo período de 2015. O número de casos superou a marca de 170 mil casos até o início de fevereiro. No ano passado, o Brasil registrou quase oito mil casos de chikungunya e as autoridades estimam que um milhão e meio de pessoas foram contagiadas pela zika no Brasil, embora seja um número difícil de precisar pois até 80% dos casos são assintomáticos.

Para ter acesso à programação completa do workshop (sujeita a alteração):

ATENÇÃO IMPRENSA: O evento será aberto e profissionais interessados na cobertura, devem enviar credenciamento para segunda-feira (14/3), às 18h30.

SERVIÇO:

Workshop Falta de Saneamento: Deu Zika